Falta de representatividade entre membros da Hollywood Foreign Press Association é o motivo.
A Netflix e a Amazon anunciaram que estão cortando laços com o grupo responsável pelo Golden Globes até que mudanças significativas sejam implementadas.
A decisão veio depois de ser revelado que a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), responsável pela premiação, não tem membros negros há pelo menos 20 anos, conforme reportado pelo Los Angeles Times pouco antes do evento, que aconteceu no fim de fevereiro.
Desde então, a HFPA vem prometendo mudanças. Ontem (7), a associação revelou seus planos de inclusão, que prevê a entrada de 20 novos membros em 2021, com foco em recrutamento de pessoas negras. Além disso, a associação afirma querer aumentar o número de membros em 50% ao longo dos próximos 18 meses, com o objetivo de recrutar mais membros de grupos pouco representados.
Em carta à HFPA, um dos CEO da Netflix, Ted Sarandos, ressalta que a decisão “é um primeiro passo importante”, mas que a empresa não acredita que isso trará a mudança necessária (via Deadline):
[…] Não acreditamos que estas novas políticas propostas — particularmente quanto ao tamanho e rapidez do aumento de número de membros — vai resolver os desafios de diversidade sistêmica e inclusão da HFPA, ou a falta de padrões claros para como os membros devem se portar. Então estamos parando quaisquer atividades com sua organização até que mudanças mais significativas sejam aplicadas.
A chefe do Amazon Studios, Jennifer Salke, publicou um comunicado afirmando que também espera por mudanças (via THR):
Não estamos trabalhando com a HFPA desde que os problemas foram levantados pela primeira vez e, como o resto da indústria, estamos esperando por uma solução sincera e significativa antes de prosseguirmos.
Além das duas empresas, cerca de 100 empresas de relações públicas do mundo todo falaram publicamente que continuariam se afastando de eventos da HFPA, incluindo conferências de imprensa, até que mudanças sejam detalhadas e cumpridas a tempo da temporada de produções de 2022.
O ator Mark Ruffalo publicou um comunicado em sua conta do Twitter, promovento a hashtag “Change is Golden” (que pode ser traduzido livremente como “Mudança de Ouro”), fazendo alusão ao nome da premiação e pedindo por mudanças.
Por: Jovem Nerd