Panorama: São Paulo segue com 18 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes diferentes alcançados
Comunicação
Publicado em 28/10/2020

Foto:  Facebook/Tudo Rádio

São Paulo - Band FM, Jovem Pan FM, Alpha FM e Nativa FM seguem acima de 2 milhões. Rádio Mix FM, Transamérica e Rádio Bandeirantes cravam suas melhores marcas em 2020

Junto com a última atualização dos dados da audiência de rádio local, o mercado de São Paulo também acompanhou mais uma atualização dos dados de alcance das emissoras. A pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media apontou uma leve oscilação negativa na comparação com a medição anterior, mas vários destaques continuam sendo observados. São 18 FMs acima de 1 milhão de pessoas alcançadas em 30 e 90 dias (alcance máximo). Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2020/ alcances 30 e 90 dias):

São Paulo também observa o desempenho da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) em alcance. Na medição passada, a rádio havia cravado a sua melhor marca nesse quesito no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E essa situação foi novamente alcançada na pesquisa atual, aproximando ainda mais a rádio da marca de 1 milhão. Vale recordar que a Rádio Bandeirantes vem de um reposicionamento de marca e programação, iniciado em junho.

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando parcialmente nesta atualização.

 

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

 

Por: tudorádio.com

 

Comentários