Especial Simbora: o que é visão monocular?
30/06/2020 23:11 em Podcast

Por Alexandre Nunes

Visão Monocular se caracteriza pela cegueira em um dos olhos, acarretando uma grave restrição visual. As pessoas com essa deficiência possuem limitações médicas, psicossociais e profissionais. Os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, o que prejudica a profundidade e a distância.Uma pessoa pode tanto já nascer com a deficiência como adquirir ao longo do tempo.

De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a visão monocular é classificada como deficiência visual em razão da perda da visão binocular (nos dois olhos) no processo de formação da visão. 

Para essa reportagem, conversei com algumas pessoas portadoras da visão monocular e que estão lutando para terem essa deficiência reconhecida nos âmbitos municipais, estaduais e federal, como o professor Ednilson Cunico, de Campo Largo, PR,  e o Militar reformado do Exército Diego Chevillarde, de Garanhuns, PE. Também bati um papo com Débora Panho, que faz um bonito trabalho para que os monoculares aceitem a sua condição.

Saiba mais sobre o tema neste podcast especial:

COMENTÁRIOS