Neste período de quarentena, o apresentador do programa Paiaiá na Conectados, Carlos Silvio, tem entrevistado relevantes fontes, de diversas áreas de atuação, em sua rede social no instagram.
Um dos participantes do bate-papo foi o professor Paulo Cruz, que é formado em filosofia e mestre em ciência da religião. Ele falou sobre a relevância de defender a Lei Áurea (Lei nº 3.353). “O 13 de Maio é a data mais importante da história brasileira”. “É mais importante do que a Inconfidência Mineira, do a Independência”, completou o professor.
Zumbi – Zumbi do Palmares também foi tema da entrevista. O professor e filósofo rebateu o estereótipo, segundo ele, criado em torno da figura e, também, contestou o dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Além disso, ele aproveitou para enaltecer personalidades como Luís Gama, José do Patrocínio e André Rebouças, a quem chama de ídolo.
Mais sobre Cruz – Foi premiado, em 2017, com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Alguns movimentos negros optam por chamá-lo de “negro de alma branca” por discordarem de posicionamentos do professor.
Entrevista abaixo: