Imagem: Reprodução G1
Vídeo mostra passo a passo para comprar comida e bebida pelo aplicativo, sem ir ao mercado. G1 também tira dúvidas sobre o prazo para entrega, a qualidade dos produtos e até os meios de pagamento.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas fiquem em casa para diminuir a disseminação do novo coronavírus. No Brasil, a população tem feito o isolamento social e saído de casa apenas para as atividades essenciais. Os idosos e as pessoas do grupo de risco, principalmente, devem evitar sair de casa. Mas como comprar comida e bebida sem sair de casa?
O G1 fez um vídeo que mostra o passo a passo para fazer as compras do supermercado sem sair do sofá de casa por meio de um aplicativo na capital de São Paulo (veja acima). Dependendo da cidade, além de aplicativos, ainda é possível pedir os produtos do mercado por sites, mensagem no WhatsApp e até ligação.
Quando essas opções não funcionam, a pessoa pode entregar a lista do mercado para vizinhos, amigos, familiares e até para entregadores de confiança.
Veja abaixo perguntas e respostas:
1) Como eu posso fazer compras no supermercado sem sair de casa?
Dependendo da cidade onde você mora, há opções de fazer compras por aplicativo, por site, por WhatsApp ou até pelo telefone. Se essas opções não estão disponíveis na sua cidade, você pode pedir ajuda para vizinhos, familiares, amigos ou a entregadores de confiança.
2) Como eu pago as compras do supermercado?
Isso depende da forma como você escolheu fazer as compras. Normalmente, os sites e os aplicativos oferecem a opção de pagamento com o cartão. Durante a pandemia do novo coronavírus, o recomendado é fazer o pagamento virtual e evitar contato com o entregador.
3) E se um item da minha lista está em falta no mercado?
Em aplicativos, há um bate-papo entre o entregador e o cliente para resolver esse problema. O item pode ser cancelado da compra ou pode ser substituído por outro.
4) Os aplicativos de entrega de supermercado já funcionam em todas as cidades do Brasil?
Não. O alcance desses aplicativos ainda é limitado, e eles são mais usados nas capitais. Mas há alternativas para a entrega por meio de site, mensagem no WhatsApp, ligação de telefone ou até ajuda de conhecidos.
5) Eu posso comprar apenas itens por unidade ou posso também pedir, por exemplo, 200g de tomate?
Sim, normalmente, os aplicativos e sites oferecem a opção de também definir quantos gramas do produto você deseja.
6) Quem escolhe as frutas, as verduras e os legumes para mim?
No caso do aplicativo, normalmente é um profissional do próprio supermercado, orientado a escolher produtos de qualidade. Mas isso pode variar de acordo com o app ou site. Em entregas rápidas, o próprio entregador pode entrar no mercado e escolher o produto.
7) Eu posso comprar bebida alcoólica por aplicativo ou site?
Sim, isso é permitido se você tiver 18 anos ou mais. Em alguns casos, o aplicativo e o site pedem para você confirmar a sua idade. Em outros casos, o entregador pode perguntar a sua data de nascimento antes de entregar a bebida.
8) E se o produto pedido veio errado ou o preço cobrado não era o informado?
É comum que haja canais para a reclamação em sites e aplicativos.
9) Em quanto tempo as minhas compras serão entregues em casa?
Com a pandemia do novo coronavírus, alguns supermercados estão com prazos longos para entregar os produtos. Em aplicativos e sites, esse prazo é informado antes do pagamento.
O G1 usou o aplicativo Rappi na capital paulista e conseguiu receber as compras no dia seguinte. Já as compras menores, feitas em mercados “express”, chegaram no mesmo dia.
Além disso, o G1 testou o aplicativo do mercado Zona Sul, na capital do Rio. O prazo para a entrega era de 20 dias. Cada unidade da rede de mercado também disponibilizou um número de WhatsApp para entregas.
10) Quais são exemplos de mercados que fazem entrega?
Em São Paulo, os mercados Carrefour, Mambo, Oba, Hirota, Quitanda, St Marche, entre outros, estão cadastrados no aplicativo Rappi. O app iFood também tem entrega de itens do mercado com os parceiros Eataly, Varanda, entre outros.
Já no Rio, por exemplo, alguns supermercados e também mercados de bairro divulgam um número de WhatsApp, têm site ou mesmo passaram a oferecer a entrega após o pedido pelo aplicativo WhatsApp.
11) Há um valor mínimo para gastar no pedido para o supermercado?
Isso depende do supermercado que você escolhe. No supermercado em que o G1 fez compras, o valor mínimo era R$ 60. Para entregas de compras menores, também chamadas de “express", há opções sem valor mínimo.
12) Há algum risco de o entregador pegar algum produto das compras?
Alguns supermercados usam um lacre para fechar a sacola plástica e evitar esse problema. O lacre, porém, não é obrigatório e não é usado por todos os supermercados.
13) Qual é a taxa de entrega para compras no supermercado?
Isso depende do supermercado que você escolhe. Alguns aplicativos cobram uma taxa de cerca de R$ 15 ou R$ 20. No aplicativo Rappi, por exemplo, caso você pague um valor mensal (assinante), não é preciso pagar taxa de entrega. Já no iFood, por exemplo, durante a pandemia, há gratuidade para a entrega de supermercado em algumas localidades.
14) Eu devo pagar gorjeta para o entregador?
Principalmente em época de pandemia do novo coronavírus, é recomendável pagar uma gorjeta ao entregador pelo próprio aplicativo.
15) Se fiz compras grandes no supermercado, como o entregador pode trazê-las de moto?
Há entregadores que transportam as compras dentro da mala do carro, e não apenas por meio de moto.
16) Além dos supermercados, as farmácias também fazem entrega?
Sim, há aplicativos que oferecem a entrega de produtos das farmácias. Também é possível comprar no site da farmácia e pedir a entrega do remédio.
Por: G1