Em todo Android vem uma série de aplicativos do Google embarcado, como Chrome, Play Store, Google Maps, entre outros. Segundo a empresa, novos smartphones com Android 9 e Android 10 agora terão o serviço de streaming YouTube Music, substituindo o Play Music
A ação faz sentido, pois a ideia do YouTube Music é justamente substituir o Play Music, e o YouTube, mesmo não sendo uma plataforma de música em si, é uma das formas mais populares de se ouvir música na internet — me refiro àquelas pessoas que usam o YouTube para ouvir músicas, e não necessariamente assistir aos vídeos.
Em um comunicado sobre a mudança, o YouTube diz:
“Ouvidores de música em dispositivos Android agora estão a alguns toques de ouvir suas músicas favoritas e de descobrir novas músicas. Da academia, ao carro, ao trabalho — está tudo aqui, diretamente em seu bolso. Descubra músicas oficiais, álbuns, playlists, vídeos, remixes, performances ao vivo, músicas difíceis de se achar, e mais. Seja qual for o seu humor, temos o que você quiser.”
A boa notícia é que usuários do YouTube Music, como ocorria com o Play Music, já podem executar músicas armazenadas no próprio aparelho. Algo que falta ainda à nova plataforma de música do Google é o armazenamento na nuvem, que era um dos grandes diferenciais do Play Music comparado aos principais concorrentes. É possível armazenar até 50 mil músicas (ou 300 MB).
Por ora, as duas plataformas vão funcionar de forma independente, mas parece ser uma questão de tempo até que o YouTube Music substitua de vez o Google Play Music.
Via: Gizmodo