Dormir bem pode não significar exatamente o mesmo em todas as partes do mundo. Um novo estudo da University of British Columbia analisou dados de quase 5.000 pessoas em 20 países e revelou que a quantidade ideal de sono varia significativamente entre culturas.
A pesquisa, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, desafia a noção amplamente difundida de que todos devem dormir oito horas por noite para manter a saúde.
Há países em que se dorme bem em menos de 8 horas
- Os resultados mostraram que a duração média do sono difere bastante: no Japão, as pessoas dormem cerca de 6h18 por noite, enquanto na França, a média chega a quase 8 horas.
- Apesar das variações, não foi identificada uma piora generalizada na saúde em países onde se dorme menos.
- Em vez disso, os pesquisadores observaram que quem dorme conforme os padrões culturais do seu país tende a relatar melhor saúde geral.

Pesquisadores avaliaram a média de duração de sono em horas para vários países – Imagem: University of British Columbia
O estudo sugere que as recomendações globais de saúde sobre o sono precisam considerar normas culturais locais, já que o que é considerado “sono ideal” depende do contexto.
Além disso, foi constatado que, em média, as pessoas dormem pelo menos uma hora a menos do que seria o ideal para sua cultura — um alerta para os impactos do estilo de vida moderno sobre o descanso.

Pesquisa com dados de 20 países mostra que a saúde está mais ligada a hábitos culturais do que a um padrão global de descanso – Imagem: New Africa/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital