A aquisição da Activision Blizzard está gerando novos planejamentos internos na Microsoft. Em detalhes de documentos enviados para a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA), a empresa do Xbox sugeriu planos para construir uma loja mobile do console.
Após a investigação da compra da Activision Blizzard receber uma análise mais aprofundada da CMA (Fase 2), o órgão vem pedindo para a Microsoft apresentar mais argumentações favoráveis ao acordo. Nos documentos, a empresa do Xbox afirma que uma grande motivação para a finalização definitiva da aquisição seria o desenvolvimento de sua presença e reputação em jogos mobile.
Imagem: Reprodução/Microsoft
Com isso, a Microsoft buscaria competir com o Google e Apple, gigantes do mercado de games mobile. Os planos da empresa do Xbox incluiriam a criação de uma plataforma e uma loja Xbox para dispositivos móveis. Nos documentos, também é argumentado que a adição do conteúdo da Activision Blizzard ajudaria no estabelecimento de comunidades e os títulos poderiam atrair jogadores para a “Xbox Store”.
A Microsoft aponta, por outro lado, que a loja Xbox mobile ainda teria que escalar longos passos para competir com o Google Play Store e a App Store. De acordo com a empresa, captar os clientes dessas lojas exigiria uma mudança significativa do comportamento dos consumidores e assim, o acordo com a Activision Blizzard e os conteúdos do estúdio são novamente colocados em pauta.
“Afastar os consumidores da Google Play Store e da App Store em dispositivos móveis exigirá uma grande mudança no comportamento do consumidor. A Microsoft espera que, ao oferecer conteúdo conhecido e popular, os jogadores estejam mais inclinados a experimentar algo novo”, afirmou a empresa do Xbox.
Imagem: Reprodução/Microsoft
Nesse sentido, “Call of Duty: Mobile” e “Candy Crush Saga” seriam dois jogos mobile populares da Activision e King que poderiam ser aproveitados pela Microsoft para competir com a Apple e o Google. No entanto, a empresa teria de encarar o bloqueio de lojas de aplicativos que é comumente imposto nos sistemas iOS.
A discussão vem em meio ao avanço do Xbox Cloud Gaming em dispositivos portáteis como o Steam Deck, e as ferramentas da Logitech e da Razer. Com isso, o impulso em jogos mobile também poderia aparecer nesses aparelhos, além dos celulares e tablets.
Outra questão levantada pela Microsoft envolve a receita que a Activision Blizzard fatura em downloads nos dispositivos móveis e compras nas lojas de aplicativo. A empresa do Xbox relembra que o lucro do estúdio com a divisão mobile representa metade das receitas totais, o que seria uma ótima oportunidade para maiores investimentos.
“Atualmente, a Microsoft não tem presença significativa em jogos para dispositivos móveis e a transação para o mobile trará a experiência necessária em desenvolvimento, marketing e publicidade de jogos para dispositivos móveis. A Activision Blizzard poderá contribuir com seus aprendizados desenvolvendo e publicando jogos para celular nos estúdios de jogos do Xbox”, afirmou a empresa.
Porém, a finalização definitiva da aquisição da Activision Blizzard está longe de terminar rapidamente e ainda será bastante apurada pela CMA. Apesar disso, a Microsoft prevê um final feliz para a história e espera fechar de vez o acordo em meados de 2023.
Via: Olhar Digital