Algo que muitos usuários do Spotify esperavam finalmente aconteceu: a plataforma de música adicionou oficialmente audiolivros como mais uma opção de áudio no aplicativo.
Até o momento, a novidade está disponível apenas nos EUA, porém o Spotify tem planos para expandir seu novo recurso para mais países. Usuários norte-americanos do aplicativo terão uma seção dedicada ao formato que permite compras independentes por meio de um link da web.
O Spotify afirma que sua biblioteca conterá mais de 300 mil títulos. Para além de sua seção ao lado de músicas e podcasts, os audiolivros aparecerão em suas recomendações na página principal.
Ao clicar na parte de audiolivros, você verá uma coleção de escolhas da plataforma. Com o tempo e por meio de seu uso, esta seção será adaptada à sua atividade, assim como qualquer outro conteúdo recomendado para você no serviço.
A biblioteca de títulos do Spotify também aparecerá nos resultados de pesquisa, como artistas, álbuns, músicas e podcasts já aparecem.
Assim que você selecionar um audiolivro, aparecerá um ícone de cadeado no botão de reprodução que indica que você ainda não comprou o título. Caso você decida comprar, um link redireciona você para um navegador para concluir a transação antes de enviá-lo de volta ao Spotify para começar a ouvir.
Todos os títulos comprados aparecerão automaticamente em sua biblioteca e estarão disponíveis para audição offline. Assim como os podcasts, o serviço oferecerá controles de velocidade para que você possa ouvir no seu ritmo preferido.
Divulgação/Spotify
Esse novo serviço é algo que o Spotify vem desejando implantar há muito tempo. Em 2020, o streaming disponibilizou um audiolivro de Harry Potter e a Pedra Filosofal que inclusive foi lida por várias celebridades.
Em outro teste no começo de 2021, o Spotify incluiu uma seleção de livros de domínio público no formato de palavra falada, que foram novamente lidos por uma muitos famosos.
Desde então o Spotify anunciou que os assinantes da Storytel poderiam vincular sua conta ao serviço de streaming, já que a plataforma de audiolivros foi uma das primeiras grandes editoras a tirar proveito da Plataforma de Acesso Aberto (OAP) do Spotify.
A tecnologia permite que editores e criadores transmitam seu conteúdo pelo Spotify enquanto usam seu sistema de login existente. Em novembro, Spotify adquiriu a Findaway, uma plataforma de audiolivros com mais de 325 mil títulos e ferramentas para criadores, o que, pode-se dizer que foi a última peça do quebra-cabeça.
Como esse é o primeiro teste do Spotify com audiolivros em sua plataforma. A empresa planeja fazer anotações e ver o que precisa ser mudado antes de expandir para outros mercados. Também quer “inovar o formato” para que ouvintes, autores e editores se beneficiem mais do que o formato pode oferecer.
Via: Olhar Digital