Esses clássicos são imperdíveis.
Os anos 80 nos deram alguns dos melhores filmes de ação da sétima arte e também alguns dos maiores brucutus do cinema.
Essa lista é para quem quer voltar aos bons tempos da ação exagerada e heróis apelões e pretende conhecer ou rever os grandes clássicos:
Duro de Matar (1988)
Imagem/Reprodução
Estrelado pelo ícone Bruce Willis, esse filme foi imitado incansavelmente em Hollywood. Uma de suas boas sacadas foi colocar um ator antes conhecido pelas comédas para interpretar o herói John McClane. Na trama, um policial de Nova York em Los Angeles que esperava reacender a chama com sua esposa rebelde na festa de Natal de sua empresa, mas terroristas alemães aparecem e fazem reféns. McClane escapa e faz de tudo para eliminar os bandidos.
Rambo (1982)
Imagem/Reprodução
Todos os filmes de Rambo têm seu charme graças a Sylvester Stallone, mas os primeiros, da década de 80, são realmente icônicos. Na trama, o boina verde John Rambo (Stallone) após dar baixa, retorna ao seu país. Com profundos traumas psicológicos, ele causa quando volta aos EUA, mas nos filme seguinte vira uma verdadeira máquina de matar para o tio Sam.
Máquina Mortífera (1987)
Imagem/Reprodução
Mel Gibson e Danny Glover estrelam o exemplo máximo dos filmes de policiais amigos (buddy cops). O longa colocou o maluco suicida Martin Riggs ao lado do homem de família Roger Murtaugh e criou uma dupla muito interessante. Esses novos parceiros são diferentes, mas à medida que trabalham juntos para desvendar um caso de tráfico de drogas, eles começam a se unir. Com muito humor e ação selvagem, é a profundidade desses dois personagens que realmente colocam esse filme como um dos melhores da década.
O Exterminador do Futuro (1984)
Imagem/Reprodução
Estrelado pelo ícone Arnold Schwarzenegger e a badass Linda Hamilton, Exterminador do Futuro não é apenas um ótimo filme de ação e ficção científica, é também um ótimo filme de monstro. É, sem dúvida, um dos melhores longas da década. A urgência das cenas de fuga e ação nos faz temer o ciborgue implacável, além de acreditar nele como algo bem real. É sobre o medo do futuro e o medo das máquinas e estava anos à frente de seu tempo.
Um Tira da Pesada (1984)
Imagem/Reprodução
Cheio de comédia e ação esse longa tem Eddie Murphy como Axel Foley, um policial de Detroit que segue para Beverly Hills para rastrear o assassino de seu amigo. O longa mostra as diferenças cultruais das cidades pelos olhos de um estranho. Aqui, Murphy provou que estava apto a perseguir bandidos enquanto enganava a polícia e tagarelava para entrar e sair de qualquer situação. O primeiro filme é, de longe, o melhor da franquia, mas vale ser visto e revisto.
Os aventureiros do bairro proibido (1986)
Imagem/Reprodução
O filme mais animado da lista foi dirigido por John Carpenter e é um dos mais divertidos de longe. Kurt Russell estrela como o motorista de caminhão Jack Burton. Depois de ganhar uma aposta contra seu amigo Wang em Chinatown, eles vão buscar a futura noiva de Wang no aeroporto. Mas quando ela é sequestrada, eles se metem na treta de duas gangues rivais de Chinatown, com uma dose de elementos sobrenaturais. O filme é maluco, cheio de lutas e piadas. Russell é o típico herói durão perturbado com um ego inflado que só quer sua caminhonete de volta. Um clássico!
Menções honrosas
Essa década foi realmente incrível para o gênero e, por mais que tenhamos escolhido seis com pegadas diferentes, poderiam entrar nessa lista facilmente filmes como: Robocop, Stallone Cobra, Fuga de Nova York, Predador, Batman, Mad Max 2, Highlander, Nico - Acima da Lei, Kickboxer, Star Wars, Karatê Kid, Fúria Cega, Indiana Jones, Comando para Matar, Aliens - O Resgate, Top Gun, Conan - o Bárbaro e Fuga à Meia-Noite.
Qual é seu preferido?
Por: Cineclick