Há 30 anos, Nirvana tocava 'Smells Like Teen Spirit' ao vivo pela primeira vez [FLASHBACK]
Música
Publicado em 15/04/2021

Foto: Kevin Estrada / MediaPunch / IPX

Relembre e assista ao vídeo da noite da banda, liderada por Kurt Cobain.

Há 30 anos, no dia 17 de abril de 1991, no O.K. Hotel em Seattle, em uma noite "agradável" de primavera, o Nirvana apresentou o principal hit da carreira, "Smells Like Teen Spirit", pela primeira vez ao vivo.

 

Nabil Ayers, jornalista da Rolling Stone EUA, teve a oportunidade de viver este momento memorável, que acontecia em um espaço relativamente pequeno. Segundo o relato dele, cerca de 300 pessoas "suadas" assistiram ao show.

De acordo com o jornalista, era incompreensível "o poder absoluto das três pessoas no palco [...], mesmo para alguém que já tinha visto centenas de shows, como eu até então. Apenas bateria, baixo, uma guitarra e uma voz - como podia ser tão grande? E por que isso estava me afetando tão profundamente?", escreveu Nabil ao relembrar a fatídica noite.

Cerca de 45 minutos após o início do show, Kurt Cobain (vocal e guitarra), Dave Grohl (bateria) e Krist Novoselic (baixo) começaram a se arrumar para estrear uma música nova - que seria o principal hit da carreira do Nirvana, a icônica "Smells Like Teen Spirit".

O jornalista conta que "as introduções de guitarra de Kurt Cobain tinham se tornado um tanto previsíveis neste ponto". No entanto, guiado pela bateria de Dave Grohl, a música tomou uma forma diferente - e, para Nabil, lembrava a sonoridade do Pixies, banda citada pelo vocalista como referência mais tarde.

Não apenas Nabil, mas todos os presentes naquela noite de 17 de abril de 1991 devem ter compartilhado sentimentos inexplicáveis. Os vocais cativantes de Kurt Cobain combinado ao desempenho fascinante e mágico do trio de músicos eram, no mínimo, inesquecíveis.

Para aqueles que não vivenciaram ao vivo, o vídeo no YouTube da primeira apresentação de "Smells Like Teen Spirit" consegue transbordar parte dos sentimentos intensos e históricos, como Nabil Ayers descreve.

 

Assista ao vídeo:

 

Fonte: RollingStone

Comentários