Globo anuncia migração de seus produtos digitais para nuvem em parceria inédita com Google Cloud
07/04/2021 17:15 em Novidades

Contrato de 7 anos também engloba projetos como a integração customizada do Globoplay com Android TV, para combinar programação da TV aberta e streaming

A Globo e o Google Cloud anunciaram hoje, 07/04, uma parceria estratégica de longo prazo que, entre outras coisas, engloba a migração de todos os produtos digitais da Globo para a nuvem. A parceria vai ao encontro da transformação digital da Globo e sua reestruturação com foco em tornar-se uma empresa mediatech.

 

O contrato de sete anos dá direito à Globo de utilizar a experiência do Google em gerenciamento de dados, inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), assim como sua infraestrutura global, escalável e segura, que apoiará a evolução tecnológica da empresa. O acordo também tem impacto direto no media supply chain da empresa, com a migração para a nuvem do Google de etapas relevantes dos processos de produção e distribuição do seu conteúdo.

Em resumo, a Globo irá:  

  • Migrar 100% dos seus centros de dados à nuvem do Google, habilitando escala na produção e distribuição de mídia, lançamento de novos canais, entre outras iniciativas; 
  • Transferir conteúdo para a nuvem do Google, além de produtos e serviços digitais, tais como Globoplay e família G – G1, GE.com e Gshow
  • Otimizar, modernizar e unificar suas plataformas por meio de uma arquitetura tecnológica baseada na nuvem, escalável e flexível, que servirá como coluna vertebral para todos os serviços e produtos do conglomerado de mídia; 
  • Ampliar as possibilidades dos serviços, como, por exemplo, otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao seu público.

Uma das prioridades do contrato é a otimização das plataformas tecnológicas da Globo, o que deve gerar em médio prazo novas oportunidades de negócios. “Acreditamos que o Google Cloud nos oferece a melhor solução para enfrentarmos esses desafios, trazendo inovação e também ganhos de escala e de eficiência para a nossa operação”, explica Jorge Nóbrega, presidente-executivo da Globo.

A Globo e o Google Cloud também estabeleceram uma dinâmica de trabalho conjunto para catalisar a criação e lançamento de soluções que se adaptam às demandas dos consumidores e do mercado. Neste sentido, o primeiro projeto, já em andamento, será a integração customizada do Globoplay com Android TV, com o objetivo de combinar a programação da TV aberta (sinal digital, broadcast) e a TV via internet (broadband), resultando em novas formas de interação com o público que esteja assistindo ao canal aberto da TV Globo, com sinal digital padrão.

A transição dos produtos Globo para a nuvem será feita ao longo de dois anos. Já a integração do Globoplay com a Android TV ainda não tem uma data definida para chegar ao consumidor.

 

Via: B9

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!