Há 42 anos, Duran Duran fazia o primeiro show da carreira em uma universidade na Inglaterra
06/04/2021 09:46 em Música

Foto por: Dimitrios Kambouris/Getty Images

Primeira apresentação aconteceu na mesma cidade onde o grupo foi formado.

Nick Rhodes, John Taylor e Stephen Duffy não tinham como imaginar, mas em 5 abril de 1979 fizeram o primeiro show que transformaria o Duran Duran em um dos maiores nomes da música. Apesar do sucesso ao longo das décadas seguintes, o grupo reuniu um público pequeno naquela noite, de cerca de 10 pessoas segundo o Duran Duran Wiki.

A apresentação aconteceu no The Lecture Theatre na Universidade Politécnica de Birmingham, em Birmingham, Inglaterra. Mesma cidade onde Rhodes e Taylor formaram a banda no ano anterior. Naquela noite, Rhodes estava no teclado, Taylor na guitarra e Duffy na bateria e vocal.

O grupo ensaiava em um clube noturno da cidade chamado Rum Runner e os primeiros shows contaram com a ajuda da bateria eletrônica de Rhodes. O nome é uma homenagem ao vilão Dr. Durand Durand, do filme Barbarella(1968), pois Taylor quis fugir do óbvio e não utilizar nada com "The" no início.

Logo em seguida, Simon Colley se juntou a banda, mas pouco tempo depois ele e Duffy deixaram a banda. Nos anos seguintes vários integrantes passaram pelo Duran Duran até assinarem com a gravadora EMI, 1980.

A formação original contou com Andy Taylor na guitarra, John Taylor no baixo, Nick Rhodes no teclado, Roger Taylor na bateria e Simon Le Bon no vocal - este apresentado à banda graças a namorada, garçonete do clube noturno.

Naquela época, os irmãos Paul e Michael Berrow, donos do Rum Runner, eram os empresários do Duran Duran. Os integrantes, inclusive, tinham de ajudar na limpeza e manutenção do clube enquanto não estivessem tocando.

Desde então, Duran Duran vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo e emplacou 14 singles no top 10 do UK Singles Chart e 21 no Billboard Hot 100, de acordo com This Day in Music.

 

Por: Revista RollingStones

COMENTÁRIOS