Cabos submarinos do Google podem ajudar a detectar terremotos
26/02/2021 14:11 em Curioso

Os cabos de dados submarinos um dia poderão ajudar a detectar terremotos, segundo pesquisas. Em 2020, um dos cabos de fibra óptica do Google detectou atividades estranhas ao verificar distorções em pulsos de luz ao longo do cabo.

 

A intenção dos pesquisadores é tornar o processo de monitoramento sísmico dos oceanos mais barato. “Já existe essa infraestrutura de cabos de telecomunicações por aí. Se você puder transformá-los em sensores, isso é maravilhoso”, declarou Zhongwen Zhan, professor assistente de geofísica no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

No futuro, além de detectar essas anomalias, esses cabos poderão emitir alertas antecipados às pessoas na costa sobre a aproximação de terremotos. Além de auxiliar em estudos sobre o funcionamento de terremotos no fundo do mar.

Este é um avanço importante, já que atualmente quase todos os sensores que detectam terremotos estão em terra, os cabos submarinos podem preencher lacunas consideráveis na capacidade dos cientistas em observar atividades sísmicas.

 

Cabos submarinos poderão ajudar a prever tsunamis. Créditos: Shutterstock

Cabos também podem alertar sobre tsunamis

A equipe de Zhan documentou em torno de 20 terremotos, entre moderados e grandes, no período entre dezembro de 2019 e setembro de 2020 em uma área coberta por 10.500km de cabos do Google, que vai de Los Angeles, na Califórnia, até Valparaíso, no Chile.

 

“Esperamos que essa nova abordagem possa realmente dar às pessoas uma chance melhor de perceber esses eventos logo no início, para que tenham mais tempo para reagir”, declarou o professor.

Em nota, o Google também se mostrou animado em poder colaborar com os esforços. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de colaborar com as comunidades para usar toda a nossa infraestrutura de cabo para maiores benefícios sociais”, declarou um porta-voz no blog da empresa.

 

Via: Olhar Digital

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!