Rover Perseverance pousa com sucesso em solo de Marte
19/02/2021 09:02 em Ciência

 

Os cientistas da Nasa agora podem respirar aliviados. O rover (robô sobre rodas) Perseverance, da missão Mars 2020, acaba de pousar com sucesso na superfície de Marte. O processo todo foi finalizado às 17h56 (horário de Brasília), quase sete meses após a nave deixar a Terra, em julho do ano passado.

O momento mais tenso foram os "sete minutos de terror", tempo entre a entrada na atmosfera do planeta em altíssima velocidade e o pouso em si. Agora, Marte conta com três missões espaciais acontecendo ao mesmo tempo. China e Emirados Árabes Unidos chegaram antes "na região".

 

Como foi o pouso

Primeiro, cerca de dez minutos antes da chegada, o conjunto se livrou da nave em si — a parte que o guiou até lá —, virando uma espécie de disco voador. Então, atingiu o topo da atmosfera de Marte a uma velocidade absurda de mais de 20.000 km/h.

Um escudo térmico protegeu tudo das altíssimas temperaturas causadas pelo atrito, que libera muita energia. Ao chegar às camadas mais baixas, o veículo foi se guiando e estabilizando, com ajuda de propulsores. Quando estava lento o suficiente, foi lançado um enorme paraquedas supersônico, para frear a descida.

O escudo, não mais necessário, foi solto, para liberar a visão do solo. Isso expôs o rover, preso embaixo de um foguete circular. Os propulsores funcionaram com mais força, para reduzir a velocidade até míseros 2 km/h.

Então, o rover foi colocado delicadamente em solo, pendurado por três cabos, em uma espécie de guindaste aéreo. Ele pousou na cratera Jezero, de 40km de diâmetro e 500m de profundidade, que há mais de três bilhões de anos foi um lago marciano. Se já existiu vida no planeta, mesmo que apenas atividade microbiana, este é o local com mais chances de guardar evidências.

Temos apenas uma imagem do procedimento, pois a transmissão de dados é muito prejudicada durante a descida. Nos próximos dias, a Nasa deve divulgar mais fotos e vídeos em alta resolução.

Enquanto isso, veja uma animação de como foi pouso:

 

 

Via: UOL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!