Prefeitura de SP amplia grupo prioritário da vacinação; veja quem entra
27/01/2021 13:05 em Novidades

A prefeitura de São Paulo decidiu aumentar o grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, de acordo com documento publicado na terça-feira (26). A decisão foi tomada após o recebimento de 165.300 doses da vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e importada da Índia pelo governo federal.

 

 

Na primeira leva de distribuição de vacinas contra a Covid-19, a prefeitura recebeu 430 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

 

 

Antes, a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 previa a imunização apenas de profissionais de saúde da linha de frente e idosos que vivem em asilos. Agora, serão vacinados todos os profissionais da saúde que trabalham em serviços de pronto atendimento. 

 

 

Também serão incluídos nos grupos prioritários idosos em situação de vulnerabilidade e pessoas com transtorno mental que moram em Serviços de Residência Terapêutica (SRTs).

 

 

Decisão da prefeitura de SP se deu após o recebimento de 165.300 doses da vacina AstraZeneca. Imagem: AstraZeneca/Divulgação

 

 

Veja quem passa a fazer parte do público-alvo da campanha de vacinação na cidade de São Paulo:

 

 

  • Todos os funcionários de hospitais dedicados apenas ao atendimento de Covid-19, tanto privados quanto públicos;

 

  • Todos os funcionários de hospitais públicos e privados que atuam no atendimento a pacientes com Covid-19, incluindo reabilitação, coleta de laboratório, limpeza e administrativo;

 

  • Todos os funcionários de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro (PS), Pronto Atendimento (PA), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade Básica de Saúde (UBS);

 

  • Funcionários e idosos do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), que é voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade clínica ou vulnerabilidade social;

 

  • Funcionários e idosos acamados atendidos por serviços da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD);

 

  • Funcionários e residentes dos Serviços de Residência Terapêutica (SRT), moradias destinadas a pacientes egressos de hospitais psiquiátricos;

 

  • Funcionários e residentes das Unidades de Acolhida (UA), moradias provisórias destinadas a pessoas em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

 

 

Início da vacinação em SP

 

 

Na primeira fase da campanha municipal, foram contemplados profissionais da linha de frente, tanto os que atuam em UTI e enfermaria, quanto os que atendem casos suspeitos em serviços como AMAs, UPAs e UBSs. Também foram incluídos os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

 

Cerca de 9 milhões de pessoas do estado de São Paulo fazem parte do grupo prioritário a receber as primeiras doses da CoronaVac, considerando os profissionais da saúde, os povos indígenas, quilombolas e também os idosos. Para estes últimos, ainda não há uma data exata de imunização.

 

 

Vale lembrar que uma segunda leva com 200 mil doses da CoronaVac, estas envasadas no Brasil, está sendo distribuída pela Secretaria da Saúde de São Paulo e deve chegar aos municípios nos próximos dias.

 

 

Fonte: Olhar Digital

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!