Novo mecanismo de busca pretende competir com o Google
09/12/2020 10:12 em Novidades

Foto: Divulgação

O ex cientista-chefe da Salesforce, Richard Socher, anunciou nesta quarta-feira o lançamento de um novo sistema e busca chamado You.com, com um objetivo pra lá de ambicioso: competir com o Google.

A promessa é de um sistema de busca que ajude o usuário a encontrar o que está procurando mais rapidamente, priorizando os resultados reais sobre o conteúdo patrocinado. Isso respeitando a privacidade dos visitantes, que poderão optar por uma experiência personalizada ou verdadeiramente privada.

Para poder competir com o Google, a empresa promete ter desenvolvido sistemas de IA que ajudam a encontrar resultados reais enquanto descartam conteúdo inútil, reviews falsos, artigos tendenciosos e anúncios disfarçados de conteúdo.

Segundo Socher, o You.com será um mecanismo de busca confiável. “Queremos que você tenha mais confiança nos cliques e encontre menos clickbait na internet, disse ele”.

Em um artigo no site TechCrunch o executivo resume os motivos que o levaram a desenvolver o serviço, entre eles: “há muita informação na internet, e ninguém é capaz de processar toda ela”, “é impossível saber no que você pode confiar” e questões relacionadas à privacidade, que é cada vez mais difícil de equilibrar com a conveniência.

O serviço, embora também possa operar como um mecanismo de busca geral, irá inicialmente se concentrar em auxiliar os usuários a fazer compras complexas, nas quais é necessário abrir várias abas e comparar informações de múltiplos sites.

“A coisa mais impactante que podemos fazer em nossas vidas, agora, é construir um mecanismo de busca confiável com superpoderes de IA e processamento natural de linguagem, para ajudar todos nas decisões complexas que enfrentam em suas vidas. Começando com compras complexas mas também sendo ‘geral’ desde o início”, disse Socher.

As principais promessas do You.com

Isso seria feito sem depender de anunciantes e o que eles sabem sobre os usuários, daí o aspecto da privacidade. Ele afirma ter aprendido com Marc Benioff, da Salesforce (e um dos principais investidores no novo projeto) que é possível ganhar dinheiro e ainda assim conquistar a confiança das pessoas que estão comprando seu produto.

Socher reconhece a dificuldade de competir com o Google, mas acredita que o que está desenvolvendo é fundamentalmente diferente de seu principal rival, e que será difícil para este reproduzir a ideia sem prejudicar seu principal modelo de negócios, a propaganda.

Além disso, as investigações antitruste nas quais o Google está envolvido podem abrir uma brecha para o You.com. “Acredito que será difícil para o Google continuar de forma sustentável com muito do que vem fazendo, com os processos antitruste se aproximando”, diz.

O You.com ainda não está em funcionamento. No endereço há um sumário dos principais pontos do serviço e um campo onde os usuários podem se inscrever para uma chance de serem os primeiros a experimentá-lo.

Socher afirma que já tem uma equipe trabalhando e o financiamento necessário, fornecido principalmente por Benioff e pelo investidor Jim Breyer, e que poderá dar mais detalhes “nos próximos meses”.

 

Por: TechCrunch via Olhar Digital

COMENTÁRIOS