Clientes do Banco do Brasil também podem enviar mensagens de áudio para o chatbot para realizar transações via PIX.
O Banco do Brasil disponibilizou para seus clientes a possibilidade de usar o PIX via WhatsApp. Isso é possível graças ao assistente virtual (chatbot) da empresa, através do número (61) 4004-0001. É possível fazer o cadastro da chave para usar o novo sistema de pagamentos, ou então realizar transações utilizando o serviço.
No mensageiro, na janela de conversa com o chatbot, basta enviar "PIX" para que as opções de uso sejam listadas. Além do cadastro da chave do cliente, o chatbot permite enviar dinheiro pelo serviço ou então receber. Também é possível, por exemplo, enviar uma mensagem de áudio com algum comando – como "enviar um PIX" –, e então a operação pode ser realizada.
Essa não é a primeira vez que o Banco do Brasil introduz comandos via mensagem de áudio ao chatbot. A função, em si, foi lançada em meados de 2019. No entanto, o BB é o primeiro a oferecer o serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central utilizando o WhatsApp.
Usuários podem enviar ou receber dinheiro via PIX usando o WhatsApp do banco. Imagem: Olhar Digital
Para realizar um pagamento via PIX, o chatbot do banco pede a chave de identificação do cliente e, depois, o valor. Em seguida, o nome e o banco do destinatário são exibidos, para que o usuário confirme a transação. Por último, para validar a transação, o usuário é enviado para um link externo, em uma página do próprio BB, para digitar sua senha e confirmar o pagamento.
A chave do PIX pode ser o e-mail, número de telefone ou CPF do cliente. Para receber dinheiro com ajuda do chatbot no WhatsApp, o banco fornece um código QR que pode ser compartilhado com o pagador.
Por: Olhar Digital