Dicas sobre a utilização e cuidados com as máscaras
02/06/2020 11:00 em Saúde

 

Por Vivi Guimarães

Hoje, trago dicas sobre as tão usadas máscaras!

Sem ela, você não entra em estabelecimentos, como por exemplo, os supermercados . As máscaras nos protegem, e claro, protegem as outras pessoas, ainda neste tempo de pandemia que estamos vivendo!

Os tecidos para a confecção de máscaras, atualmente, são os mais diversos. Essas dicas claro, são para as máscaras de pano ok! As descartáveis, usa e joga fora!

É muito importante higienizar as mãos antes de colocar sua máscara de pano, para descontaminação das mãos e redução de risco de infecção no momento do ajuste da mesma no rosto.

Tanto pra colocar, quanto pra remover sua máscara, faça isso pelas tiras /elásticos laterais, nunca tocando na frente da máscara. Isso porque a face externa da máscara pode estar contaminada por toque das mãos previamente contaminadas ou em aproximação de pessoas infectadas, em distâncias menores de 1 metro.

Você deve substituir a máscara por outra limpa e seca a cada duas horas, ou assim que se tornar suja ou úmida. Se ela for de camada dupla de tecido, tem duração de 04 horas.

Ou seja, se você vai sair e ficar muito tempo na rua, leve a quantidade necessária para trocas! E tanto as que for usar, quanto as vencidas, devem ser guardadas individualmente em embalagem plástica.

Fique atento para o grau de desgaste do tecido, recomendando-se a não utilização quando apresentar rasgos ou áreas mais finas.

Pra lavar: utilize sabão neutro e lave as máscaras separadamente de outras peças.

Importante! Para esterilização da sua máscara você precisa passá- la com ferro em alta temperatura.

Quem contribuiu com todas essas dicas pra esse podcast foi a Cristiane Sena, do Ateliê Cris Sena, em Jundiaí.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!