Isolamento social na história do rock
14/05/2020 13:15 em Música

 

Por Marcos R

Imagem: Jornal A Tribuna

Em tempos de quarentena e isolamento social, provocados pela disseminação do coronavírus, é incomum pensar que um gênero musical como o Rock que, historicamente é marcado pela grande aglomeração de pessoas em shows e festivais, tenha em algumas bandas famosas e artistas o isolamento social como tema recorrente em suas canções. Contudo, a história mostra que o gênero musical já "experimentou" do tema em seus sucessos. 

O exemplo mais claro, talvez, seja o clássico "Isolation", do lendário Joy Division, lançada em 1980 com uma letra que remete a uma conexão a um puro sentimento de vazio do ser humano.

Outro exemplo é um dos maiores sucessos dos ingleses do The Police, "Message In A Bottle" (Mensagem em uma Garrafa), de 1979, no qual o vocalista Sting canta uma letra que fala sobre se sentir isolado e solitário,  mesmo em meio à multidão da sociedade.

Direto dos anos 60, os Rolling Stones também falaram de isolamento em uma de suas canções, mas de uma maneira bem mais rude. Em "Get Off Of My Cloud" (Saia da Minha Nuvem), de 1965, Mick Jagger esbraveja sobre não querer ser incomodado por outras pessoas quando se escolhe permanecer em plena reclusão social.

Sobre essas histórias, o apresentador do programa Rockpédia, da Rádio Conectados, Marcos Roberto, fala no podcast. Confira:

 

 

COMENTÁRIOS