Conheça as 10 maiores aves de rapina do mundo
Curioso
Publicado em 07/05/2020

As aves de rapina são as aves predadoras, que têm características específicas para a caça, como uma visão aguçada, garras afiadas, um voo poderoso e um bico curvo e forte, capaz de rasgar carne. Esses atributos tornam essas aves ágeis e eficientes para capturar suas presas.

As aves de rapina representam cerca de 10% das aves no mundo, e sua maioria está concentrada no Brasil e outros países da América.

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, em 2015 havia classificadas 99 espécies de aves de rapina no Brasil. Destas, 49 são Accipitriformes (águias e gaviões), 21 são Falconiformes (falcões e carcarás), 23 são Strigiformes (corujas) e 6 Cathartiformes (urubus e condores).

Dentre as maiores aves de rapina, a brasileira Harpia, ou gavião-real, ocupa um local importante, sendo considerada por muitos a ave mais poderosa do mundo.

 

1. Condor Andino (Vultur gryphus)

O Condor Andino, junto com o Condor-da-califórnia, é considerado a maior ave de rapina do mundo, com uma enorme envergadura de 3 metros e pesando até 15 kg.

Ele vive principalmente em regiões montanhosas, onde há ventos fortes o suficiente para ajudar seu corpo a voar. E apesar de seu enorme tamanho, essa ave geralmente se alimenta de roedores e outros animais pequenos.

 

2. Condor-da-Califórnia (Gymnogyps californianus)

O Condor-da-Califórnia é considerado o maior pássaro da América do Norte e divide lugar com o Condor Andino como maior ave de rapina do mundo. Tem uma envergadura de 3 metros, e pode pesar até 12 kg.

Sua dieta consiste principalmente em carcaças de animais mortos, gado e ovelhas, mas também se alimenta de roedores e coelhos.

Atualmente essa ave corre risco de extinção.

 

3. Abutre-real (Torgos tracheliotos)

O Abutre-real possui uma envergadura de 3 metros e pesa até 14 kg. Encontrado em savanas africanas e na Arábia, essas aves de rapina geralmente matam gazelas, antílopes e flamengos. Também é conhecido por roubar ovos e os filhotes de outras aves.

Devido ao seu tamanho e poder, esse abutre é quase sempre o primeiro a comer as carcaças, atacando outros chacais e abutres menores que tentem se aproximar.

 

4. Abutre-barbudo (Gypaetus barbatus)

Esta ave de rapina pesa até 8 kg e tem uma envergadura de mais de 3 metros. Os abutres-barbudos podem ser encontrados na Ásia, África e Europa.

Eles são conhecidos por pegar os ossos de animais mortos e soltá-los de grandes alturas, sobre superfícies duras, como penhascos ou grandes rochas. Quando o osso se quebra, o abutre se alimenta da medula, que é altamente nutritiva. Eles também são conhecidos por matar tartarugas e abrir suas conchas fazendo esse mesmo processo.

Normalmente, os abutres-barbudos desprezam a carne podre, uma característica que os distingue da maioria dos outros abutres. Eles também já foram vistos atacando presas vivas, derrubando-as de penhascos para depois se alimentar de suas carcaças.

 

5. Águia-marinha-de-steller (Haliaeetus pelagicus)

Encontrada na Rússia e no Japão, a Águia-marinha-de-steller é a águia mais pesada do mundo, com até 9 kg e uma envergadura de 2,5 metros. Essa ave se alimenta principalmente de peixes, mas também é conhecida por atacar outros grandes pássaros.

Infelizmente, essa águia é uma espécie em extinção, por causa do envenenamento por chumbo, que elas ingerem ao se alimentar de restos de animais deixados por caçadores. Apesar de seu grande tamanho e força, apenas uma bala de chumbo ingerida é suficiente para matar essa águia.

 

6. Águia Marcial (Polemaetus bellicosus)

A Águia Marcial é conhecida como a maior águia da África, com uma envergadura de 2,6 metros e pesando até 6,2 kg.

Esta ave de rapina é tão grande e agressiva que já foi vista capturando uma variedade de animais de grande porte, incluindo antílopes, leões e babuínos.

Embora seja capaz de matar animais muito maiores que ela, essa águia raramente o faz. Isso porque ela não consegue carregar suas presas até o alto de uma árvore, e comer no chão pode ser muito perigoso, caso tenha outros predadores ao redor.

Essas águias também são conhecidas por atacar animais em fazendas, e por isso são consideradas pragas pelos fazendeiros.

 

7. Gavião-real (Harpia harpyja)

A Harpia, também conhecida como gavião-real, é uma das aves de rapina mais poderosas do mundo, pesando 9 kg e com uma envergadura de 2 metros.

Essas aves de rapina têm garras extremamente duras e um aperto tão forte capaz de quebrar o braço de um humano, ou perfurar seu crânio. Porém, essa harpia geralmente caça preguiças, macacos e grandes pássaros.

Ela habita regiões de floresta, e é considerada a maior ave de rapina do Brasil, mas também pode ser encontrada em outros países da América do Sul e Central.

Infelizmente, o gavião-real está em perigo de extinção, devido à destruição de seu habitat.

 

8. Águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi)

Essa ave de rapina é tão impressionante que se tornou um símbolo nacional nas Filipinas. A águia-das-filipinas é uma das várias águias adaptadas para caçar em hábitats densamente arborizados, e é incrivelmente ágil mesmo pesando até 7 kg e com uma envergadura de 2 metros.

É conhecida por se alimentar de macacos, morcegos grandes, porcos e cães, mas também há rumores de que esta ave possa capturar crianças.

A águia-das-filipinas é uma espécie protegida, e sua caça pode resultar em doze anos de prisão. Mesmo assim, ainda é uma das aves mais ameaçadas do mundo, e existem apenas 200 a 400 delas vivendo na natureza.

 

9. Águia-real (Aquila chrysaetos)

Encontrada na América do Norte, Eurásia e no norte da África, a Águia-real pode pesar até 7 kg e tem uma envergadura de 2 metros. Geralmente se alimenta de coelhos, lebres e grandes pássaros, mas também é conhecida por capturar raposas, pequenas ovelhas, cabras, e até mesmo veados adultos.

No Cazaquistão, essas aves são treinadas por nômades para caçar lobos! Eles também caçam e comem outras aves de rapina, e as fêmeas dessa espécie são maiores e mais agressivas do que os machos.

Apesar do seu grande tamanho, fósseis dessa ave encontrados na Europa sugerem que elas foram ainda maiores nos tempos pré-históricos.

 

10. A águia-coroada (Stephanoaetus coronatus)

Encontrada nas florestas tropicais da África, esta águia mede cerca de 90 centímetros de comprimento e tem uma envergadura de 2 metros. No entanto, tem sido conhecida por caçar animais de até 35 kg!

Esta agressiva águia é conhecida pelos africanos como "o leopardo do ar", e suas garras são fortes o suficiente para esmagar o crânio de um macaco!

Nos tempos pré-históricos, essas águias atacavam também nossos antepassados australopitecos, e mesmo nos tempos modernos, essas águias ainda veem crianças humanas como potenciais presas, sendo que crânios de bebês já foram encontrados em seus ninhos.

Fonte: Hipercultura

Comentários