Oscar muda regra e autoriza que filmes estreiem no streaming
29/04/2020 09:11 em Cinema

Imagem: Getty Images

Devido à pandemia do novo coronavírus, que forçou o fechamento de salas de cinema em Los Angeles (EUA), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas mudou uma de suas regras e autorizou que filmes façam a sua estreia através de plataformas de streaming para concorrerem a vagas na próxima edição do Oscar, prevista para fevereiro do ano que vem, de acordo com comunicado enviado à imprensa na tarde de hoje.

Segundo informou o site "The Hollywood Reporter", uma reunião com 54 membros do Conselho de Governadores da Academia ocorreu nesta terça-feira, em uma sessão realizada por meio do aplicativo Zoom, e que durou duas horas.

Ficou decidido então que, nesta temporada, os filmes poderão se qualificar para a competição sem exibição em um cinema de Los Angeles —atualmente, para um título concorrer a uma das categorias do Oscar, ele precisa ser exibido em uma sala de cinema de Los Angeles por sete dias, com três sessões diárias.

Em vez disso, os filmes agendados para lançamento no cinema,"que atendem a outros requisitos de elegibilidade e disponibilizados para os membros da Academia exibirem no serviço de streaming exclusivo para membros da organização"

Os filmes, que forem lançados após o fim do isolamento, no entanto, deverão seguir as regras antigas.

"A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável", disseram o presidente da Academia, David Rubin, e o diretor executivo, Dawn Hudson, em comunicado.

"No entanto, a pandemia historicamente trágica da covid-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca."

No comunicado, a Academia anunciou também que as categorias de mixagem e edição de som serão combinadas em uma única categoria, a de som, reduzindo assim o número total de troféus concedidos para 25.

O "Hollywood Reporter" antecipou essa possível mudança em dezembro, quando teve acesso a um e-mail redigido por representantes do segmento de som dentro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) em que eles contestam a transparência na escolha dos premiados.

A cerimônia da 93ª edição do Oscar continua prevista para 28 de fevereiro de 2021.

De acordo com a Variety, a Hollywood Foreign Press Association também está fazendo alterações em suas regras de elegibilidade para o Globo de Ouro de 2021, dentre elas, a autorização para que os estúdios forneçam links de triagem para membros votantes em vez de exibir filmes em instalações de terceiros.

Por: UOL, em São Paulo

COMENTÁRIOS