Enem 2020 ocorrerá até o final do ano, garante presidente do Inep
19/04/2020 12:57 em Educação

Imagem: CNN Reprodução

O Enem 2020 será realizado até final deste ano, afirmou Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova vinculado ao Ministério da Educação, em entrevista à CNN no ultimo sábado (18).

Na sexta-feira (17), a Justiça Federal de São Paulo determinou o adiamento do exame por causa da pandemia do novo coronavírus. As provas, que neste ano serão digitais e presenciais, estão marcadas para outubro e novembro.

Embora tenha garantido que a avaliação será mantida, Lopes admitiu que as datas podem, sim, sofrer alterações. "Quero assegurar que vai ter o Enem, será feito. O Enem é uma política pública muito importante de acesso à faculdade e vai acontecer. A data é até o final do ano, nós vamos recorrer dessa decisão [de adiar a prova] e não tem problema, vai ter Enem e será utilizado para acesso no ensino superior do primeiro semestre de 2021", disse Lopes.

O presidente também afirmou que já pediu para ser ouvido pela Justiça de São Paulo, pois, de acordo com ele, a decisão foi tomada sem levar em consideração os pedidos do Inep. "Nós inclusive colocamos na nossa peitção que não vamos deixar ninguém para trás. Nós já havíamos decidido e divulgado que independente do aluno ter pedido ou não a isenção, o Inep vai garantir que todos aqueles que têm direito à isenção vão conseguir", completou.

Alexandre Lopes também esclareceu que não há a possibilidade da aplicação do Enem à distância, ou seja, que os inscritos realizam as provas diretamente de suas casas a partir de um computador pessoal.

"Não haverá prova à distância. O que estamos colocando a partir desse ano é o Enem digital, onde a prova é transmitida pela Internet, mas é realizada em locais de prova. Não será realizada a partir do computador de casa, o aluno vai até o local da prova."

 

 

Por: CNN, em São Paup

COMENTÁRIOS