Entenda como uma dança com caixão em funeral africano se transformou em um dos memes mais usados de 2020, o "meme do caixão".
Você conhece o “meme do caixão”? Se não, o que você anda fazendo nesse período de quarentena?O meme consiste em um grupo de homens carregando um caixão ao som de Astronomia 2K19, de Tony Igy. O video viralizou como forma de ridicularizar comentários e postagens que provavelmente resultariam em derrotas, erros ou desastres inevitáveis. Mas de onde surgiu esse meme africano tão famoso?
A origem do “meme do caixão”
Assim como outro meme famoso (o “negão” do WhatsApp), o “meme do caixão” também possui uma origem. Por incrível que pareça, dançar carregando um caixão é uma tradição que está se tornando cada vez mais comum em Gana, na África. Os habitantes desse país contratam dançarinos especiais para o funeral para, com muita alegria e desenvoltura, enviar a pessoa falecida para o outro mundo. Três vídeos diferentes com dançarinos ganeses tornaram-se muito comuns na Internet. O primeiro deles, logo abaixo, apareceu o YouTube em 2015:
Subsequentemente, outros vídeos apareceram demonstrando essa tradição. Entre eles, está o mais popular de todos, em que foram registradas as imagens que mais tarde fariam parte do meme. O vídeo foi publicado em 27 de julho de 2017, e até hoje já recebeu mais de 2 milhões de visualizações!
A tradição da “dança com o caixão” foi criada pelo artista ganês Benjamin Aidoo. Entrevistado pela BBC, ele disse que seu projeto era levar mais alegria e ginga aos funerais. Afinal de contas, a morte já é um processo tão doloroso, portanto não deveríamos prolongar toda essa tristeza, não é mesmo?
“Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia? É só pedir que nós fazemos.”
Os vários usos do “meme do caixão”
Além de estar sendo utilizado com uma alta frequência em vídeos do TikTok, o “meme do caixão” também faz muito sucesso em compilações de vídeos de falhas e desastres no YouTube. Abaixo você pode conferir dois vídeos que fazem um ótimo uso do meme.
Por: Memepedia, Folha, Jornal Opção via showmetech.com.br
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.