Covid-19: Prefeitura do Rio usa drone 'falante' contra aglomerações
15/04/2020 13:42 em Saúde

Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro

Dispositivo vai emitir alertas sobre a importância de medidas de isolamento social.

A partir desta quarta-feira (15), um drone controlado pela Prefeitura do Rio de Janeiro vai sobrevoar locais públicos para alertar a população sobre a importância de evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Equipado com um alto-falante, o drone vai emitir mensagens com recomendações para que os cidadãos evitem sair de suas casas e respeitem a quarentena.

"Atenção! A Prefeitura do Rio pede que todos evitem aglomerações! Elas facilitam o contágio do novo coronavírus! Por favor, respeitem o distanciamento social! Protejam a sua saúde e a das outras pessoas", diz o drone, de acordo com reportagem do Grupo Globo.

O drone ainda vai auxiliar no atendimento a chamados do Disk Aglomeração - um canal exclusivo da Prefeitura do Rio voltado às denúncias de violação de medidas de distanciamento social.

Além disso, em parceria com a operadora TIM, a administração municipal passou a adotar nesta quarta-feira o rastreamento de sinais de celulares para detectar aglomerações. O recurso utiliza inteligência artificial para mensurar o volume de pessoas em diferentes pontos da cidade.

Assim, quando um possível foco de contágio for identificado, o drone será enviado para alertar a população desses locais sobre o risco de disseminação do novo coronavírus.

A prefeitura não informou quantos drones serão utilizados na operação.

Nesta terça-feira (14), o governador Wilson Witzel, anunciou que foi diagnosticado com a Covid-19. Em publicação no Twitter, ele disse que começou a apresentar alguns sintomas na sexta-feira (10), dentre eles: febre, dor de garganta e perda de olfato.

Além de Witzel, o governador do Pará, Helder Barbalho, também recebeu o diagnóstico positivo de infecção pelo novo coronavírus.

 

Por: G1 via Olhar Digital

COMENTÁRIOS