© Enio Greco/EM/D.A Press Se em tempos de quarentena seu carro ficar muito tempo parado na garagem, vai precisar de alguns cuidados
Embora muitos ainda insistam em resistir, a COVID-19 chegou e tocou o terror, obrigando milhões de pessoas a ficarem em suas casas, evitando sair às ruas para reduzir o contato. E uma das consequências desse confinamento, ou isolamento social, é o uso cada vez mais reduzido dos carros, que em alguns casos já estão parados há dias na garagem de casa. E nessa condição, o automóvel tem certa semelhança com o homem, pois exige cuidados especiais para não “atrofiar” e ficar com “problemas nas juntas”. Principalmente os mais velhos. Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi Brasil, elaborou uma lista de cuidados que devem ser observados enquanto a máquina fica parada na garagem, para evitar danos.
Para Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil, “os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente”. Ele chama a atenção para o desgaste da bateria, que se torna o ponto mais sensível nessas situações. Mas para Pedro, o carro que fica muito tempo parado exige outros tipos de cuidados, que fazem lembrar nossa rotina de seres humanos em home office ou não.
© Paulo Filgueiras/EM/D.A Press Fezes de pássaros podem estragar a pintura do carro se forem deixadas por muito tempo
FORA POEIRA: Trabalhando em casa ou no escritório, nós temos sempre uma preocupação básica com nossa aparência e higiene. Com o carro não deve ser diferente, mesmo que ele esteja parado há dias. Para evitar que a pintura fique desgastada, manchada e sem brilho, não deixe acumular poeira e principalmente fezes de pássaros, caso o carro fique exposto ao tempo. Nesse caso, uma lavagem simples com água e sabão neutro é a melhor opção, lembrando de secá-lo em seguida com um pano de microfibra para não arranhar a pintura.
© Maria Teresa Correia/EM/D.A Press Lavar o carro regularmente ajuda a manter a pintura em boas condições
© Ford/Divulgação O ideal é manter o interior do carro sempre limpo, sem restos de alimentos, para evitar baratas e formigas
TRATO POR DENTRO: E se o trato foi caprichado por fora, por dentro também tem que haver cuidados, para evitar que a poeira ou o excesso de calor comece a danificar componentes de plástico e borracha. Por isso, o ideal é deixar o carro sempre à sobra, usando um pano úmido para retirar a poeira do painel e o acúmulo de sujeira entre os bancos, principalmente nos carros frequentados por crianças. Esse procedimento é providencial para não atrair baratas e formigas, que podem fazer de seu carro parado a nova morada deles.
© Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press -2/12/05 Uma das primeiras consequências do carro parado por muito tempo é a perda de carga da bateria
BATERIA: Outra preocupação recorrente nesse tipo de situação é em relação à bateria, que alimenta todo o sistema elétrico do carro. Com a máquina parada, sem movimentar, o componente tende a perder cada vez mais carga, podendo negar fogo na hora que você mais precisar. Pode faltar força para virar o motor de arranque. Para evitar que isso aconteça, crie o hábito de ligar o carro pelo menos uma vez por semana. Mas não fique com ele parado na garagem. Saia para dar uma volta e rode por pelo menos 20 minutos. Se a bateria tem predisposição de descarregar e o carro fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo. Outra dica do Cesvi é não acionar o alarme, se o veículo estiver em lugar seguro. Esse tipo de acessório consome a carga da bateria, mesmo que seja pouca.
© Edésio Ferreira/EM/D.A Press O motor precisa funcionara para que as partes móveis sejam lubrificadas, evitando também o ressecamento de mangueiras
SÓ UMA VOLTINHA: Grosso modo, o carro é uma máquina que por vezes lembra o ser humano. Por isso, não foi feito para ficar muito tempo parado, precisa “se exercitar”, nem que seja por alguns minutos, para não deixar enferrujar e proporcionar a lubrificação das partes móveis do motor, além de evitar o ressecamento de juntas e borrachas. Uma volta no bairro por 20 minutos já ajuda a manter a máquina em boas condições, com o óleo e o líquido de arrefecimento correndo pelas vias corretas, e o motor gerando energia para não deixar a bateria perder a carga.
© Maria Teresa Correia/EM/D.A Press - 7/7/06 Tirar o carro da garagem uma vez por semana e dar uma volta por 20 minutos já ajuda a preservá-lo em boas condições
© Jair Amaral/EM/D.A Press Gasolina pode envelhecer dentro do tanque se o carro ficar muito tempo parado, comprometendo o sistema de alimentação
NO TANQUE: O tanque de combustível também não pode ser esquecido. Pedro Alves explica que quando a gasolina fica muito tempo parada no compartimento pode perder as suas principais características, principalmente se o veículo ficar exposto ao sol. Já o etanol é um pouco mais resistente, mas também não é recomendável que fique por muito tempo parado no tanque. Por isso, o ideal é não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos injetores com goma ou sujeira. Lembre também da gasolina do tanquinho de partida a frio, caso o seu carro tenha. Combustível velho ali é problema na certa, pois pode levar sujeira para o sistema de alimentação.
© Fornecido por Vrum Os pneus podem esvaziar e ficar com a base
PNEUS: A calibragem dos pneus deve ser conferida regularmente, uma vez por semana ou no máximo a cada 10 dias. Mas se o carro vai ficar parado por muito tempo, lembre-se de colocar de 20% a 30% a mais de ar do que o recomendado pelo fabricante. Ou seja, se os pneus do seu carro rodam com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 a 40 libras, pois dessa forma vão demorar um pouco mais para esvaziar. Pneus também precisam de se movimentar, pois, se ficarem parados por muito tempo na mesma posição vão ficar com a base “quadrada”, deformada. Movimentando o carro, não se cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus.
© Marcos Michelin/EM/D.A Press - 3/8/05 Lembrar da calibragem dos pneus é importante para não comprometer a durabilidade do produto
COM OU SEM CAPA? Pedro Alves conclui lembrando que colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, se for o caso, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo à sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol. Com todos esses cuidados, seu carro tem grande chance de sair da quarentena e voltar pra labuta em grande estilo.
© Marcos Michelin/EM/D.A Press - 3/8/05
Por: msn.com