Foto: G1
Levantamento com mais de 500 produtoras do Brasil identificou 8.141eventos cancelados ou adiados que tinham projeção de público de mais de 8 milhões de pessoas.
O adiamento e cancelamento de shows por causa da pandemia de coronavírus já gerou prejuízo de mais de R$ 480 milhões no mercado musical do Brasil, segundo levantamento da empresa Data SIM.
O G1 já havia mostrado o impacto do coronavírus na música no podcast G1 Ouviu. Ouça acima.
O levantamento feito entre 536 empresas do setor indica adiamento ou cancelamento de 8.141 eventos musicais, que tinham juntos uma projeção de público de 8 milhões de pessoas.
Leia mais: Mercado de shows pode quebrar com o coronavírus? Produtores pedem que fãs não peçam reembolso de ingressos
A pesquisa identificou o baixo índice de participação em associação de classes (77% dos profissionais não participam de entidades coletivas).
“Esses números ajudam a pensar em ações concretas para o setor, composto por muitos interesses, a maioria sem representação ou associação de classe. É hora de pensarmos coletivamente", diz em comunicado, Dani Ribas, diretora de pesquisa do Data SIM.
“Vai ser preciso recomeçar, reinventar a música ao vivo”, afirma Pena Schmidt consultor especial do projeto.
Por: G1