Pagamento por cartão de crédito deve chegar a todos os ônibus de São Paulo em 2020
16/12/2019 17:09 em Novidades

A promessa é que todas as linhas de ônibus da capital paulista sejam adaptadas para o pagamento de passagem com cartões de débito e crédito que possuem tecnologia por aproximação

 

A partir do ano que vem, todas as linhas de ônibus de São Paulo devem ter a opção de pagamento de passagem com cartão de débito e crédito. Após um período de testes de três meses, o novo sistema foi considerado bastante positivo e, por isso, seguirá para a fase de implementação.

A confirmação da informação foi feita pela revista Exame, que conversou diretamente com a Mastercard e a Visa sobre isso. As duas empresas são parceiras da prefeitura e participaram do período de testes que se iniciou em setembro.

Em um primeiro momento, foram escolhidas 12 linhas da cidade para a experiência de pagamento. Dentre as que tiveram maior adesão de usuários usando o serviço estão as linhas 715M (Jd. Maria Luiza – Largo da Pólvora) e 917M (Morro Grande – Ana Rosa). Ambas passam pela Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e que concentra grande número de turistas – que são um dos principais públicos atingidos pela futura mudança.

Para a implementação do sistema, basta uma simples adaptação dos validadores já existentes nos ônibus, não é preciso instalar nenhum outro equipamento. Com isso, usuários podem escolher pagar sua passagem com cartões bancários ou bilhete único.

Além disso, também é possível realizar pagamentos usando dispositivos com NFC e que possuam conexão direta com serviços como Apple Pay e Google Pay. O valor pode ser debitado de celulares, relógios e pulseiras inteligentes.

Mesmo com as facilidades, o que pode ser um empecilho para muita gente é a falta de opção de integração. Atualmente, o pagamento com algum tipo de cartão não dá direito a integração com outras linhas, ou descontos ao embarcar no metrô.

Outro impedimento se dá pelo fato de que, para usar o serviço, o cartão do usuário deve suportar a opção de pagamento por aproximação - atualmente, não são todos que possuem a tecnologia.

Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard, declarou: "Combinamos com os emissores que os novos cartões têm de ser emitidos com a tecnologia NFC embarcada. Com isso, a expectativa é que, em cinco anos, toda a base de clientes que possuem cartão possa fazer pagamentos por aproximação".

Como vantagem para o sistema, Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa, disse que com o sistema "é possível incluir gratuidades para idosos e descontos para estudantes. Outra possibilidade é fazer a cobrança das viagens ao final do dia ou de um certo período e aplicar descontos de acordo com o total de viagens feitas".

Essa ideia é baseada em um modelo já utilizado em Londres, em que o passageiro recebe descontos de acordo com a quantidade de vezes que utilizou o transporte público em um determinado período.
A implementação do pagamento via dispositivos com NFC no Brasil é parte da estratégia das operadoras de cartão para fazer com que a tecnologia seja difundida no país.

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!