Sony confirma o nome 'PlayStation 5'. Console chega no final de 2020
08/10/2019 10:58 em Novidades

Empresa aproveitou a ocasião para falar sobre novidades nos controles, como um sistema de vibração mais realista e botões que resistem às ações do jogador

 

Agora é oficial: o próximo console de videogame da Sony se chamará PlayStation 5, e chegará ao mercado a tempo da temporada de compras no final de 2020. A informação foi publicada pela Sony em seu bllog oficial, junto com um artigo na revista Wired falando sobre o novo console.

A empresa aproveitou a ocasião para destacar dois recursos dos controles do console. O primeiro é o que chama da “Haptic Feedback”, que substitui o rumble que já existe desde o PlayStation original e soa como o HD Rumble que já existe nos JoyCon do Nintendo Switch. Basicamente, agora é possível transferir ao jogador as nuances de uma gama maior de sensações, de modo que “bater com o carro contra a parede tem uma sensação diferente de ser derrubado em um jogo de futebol”. 

A segunda novidade é chamada de “Adaptive Triggers”. Basicamente, os gatilhos L2 e R2 poderão ser programados pelos desenvolvedores para resistir aos movimentos do jogador. Com isso, ele pode experimentar de forma mais fiel a resistência da corda ao disparar um arco, ou a dificuldade de controlar um carro numa pista off-road.

Em declaração à Wired, o chefe de arquitetura do console, Mark Cerny, fala também sobre o uso de um SSD como dispositivo de armazenamento, e as vantagens que ele traz. Além do acesso muito mais rápido aos dados, ele também permitirá que os jogos ocupem menos espaço.

Segundo ele, é comum desenvolvedores duplicarem partes do conteúdo de um jogo em diferentes locais do disco, para acelerar o acesso. Em um jogo como Marvel's Spider-Man, "há pedaços de conteúdo que estão duplicados 400 vezes no HD", diz ele. Com a velocidade do SSD, isso não será mais necessário.

Marco Thrush, presidente da desenvolvedora Bluepoint Games, ressalta as mudanças que o SSD poderá trazer no design dos jogos: "não será mais necessário trancar a personagem atrás de 'portas' ou 'elevadores' para dar tempo do jogo carregar", afirma. "Na época dos cartuchos, os jogos carregavam instantâneamente. Estamos retornando a isto", diz ele.

Entretanto, Cerny não menciona a capacidade ou mais detalhes sobre o tipo de SSD que será utilizado. Entretanto, confirma que os jogos serão armazenados em discos Blu-ray de 100 GB, e que o console também poderá ser usado como um player de filmes em Blu-Ray 4K.

Segundo a Sony, desenvolvedores de jogos já começaram a receber as primeiras versões do controle. Em agosto, um desenvolvedor confirmou que um design do console que vazou para a imprensa é real, e representa um kit de desenvolvimento (devkit) usado na criação de jogos para o console.

 

Via: Olhar Digital

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!