Jogue! Site reúne jogos grátis dos anos 80 e 90
02/07/2019 14:16 em Games

Foto: Captura de tela/ Archive

Em novembro de 2014, o Internet Archive disponibilizou na web mais de 900 jogos de fliperama, tudo de graça. O que ninguém esperava é que a quantidade de títulos clássicos ficaria muito maior em tão pouco tempo: a biblioteca do site já oferece outros 2,4 mil games, aproximadamente, todos oriundos do MS-DOS.

O Internet Archive funciona como uma espécie de “memorial” da internet e da indústria do software. Ali, é possível encontrar cópias de sites desativados ou com layouts antigos (veja aqui como era o Tecnoblog em 2007, por exemplo), fotos digitais importantes e assim por diante.

Há algum tempo, o site começou a reunir também softwares antigos. Muitos devem ser baixados e instalados. Mas boa parte roda a partir do navegador, via JavaScript, dispensando o usuário de instalar plugins ou complementos.

É o caso dos jogos para MS-DOS. A execução ocorre a partir do EM-DOSBOX, um emulador do sistema operacional compatível com os browsers atuais. Assim, para rodar um game, basta abrir a sua respectiva página e seguir as instruções. O maior “desafio” estará em descobrir os controles de cada game, já que as páginas não fornecem esta informação.

No acervo, há títulos como Master of Orion (1993), The Lion King (1994), Prince of Persia (1990), Tintin on the Moon (1989) e Indiana Jones and The Last Crusade (1989). É, certamente, “nostalgia pura” para quem vivenciou o auge do MS-DOS e uma viagem ao passado para quem chegou depois.

A biblioteca de jogos pode ser conferida aqui.

Via Tecnoblog

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!