O feriado prolongado do Dia do Trabalho, entre 1º e 4 de maio, deve ter clima típico de outono em grande parte do Brasil. A previsão do tempo aponta para manhãs mais frias e tardes mais quentes, com temperaturas médias agradáveis e sem calor excessivo.
Uma intensa massa de ar polar, que chegou ao Brasil pela região Sul no início da semana, continua a influenciar o Centro-Sul do país. Isso explica as temperaturas mínimas mais baixas, especialmente durante as manhãs, nos estados dessa área.
Previsão do tempo: feriado prolongado deve ter clima típico de outono
De modo geral, as temperaturas no feriado devem variar, com mínimas próximas a 13°C e máximas que podem chegar a 30°C nas regiões tradicionalmente mais quentes.

Temperatura deve aumentar gradualmente em São Paulo ao longo do feriado (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Para São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, a previsão do tempo indica ausência de grandes volumes de chuva e o predomínio de sol. Essa combinação deve levar a um aumento gradual da temperatura ao longo do feriado.
Já para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é diferente. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta devido ao volume de chuva esperado na Bahia e no Amazonas.

Acumulado de chuva previsto entre 29 de abril e 06 de maio na Bahia (Imagem: Climatempo)
O meteorologista César Soares, da Climatempo, destaca ao G1 que a chegada de uma frente fria à Bahia trará volumes de chuva significativos, com risco de enchentes e alagamentos.
“A frente fria que antes estava na região Sudeste avança pelo litoral sul, causando muita chuva para a região ao longo feriado”, disse o especialista. “Ela irá para Salvador e deve provocar muita chuva. São esperados volumes acumulados entre 250 mm a 350 mm ao longo dos quatro dias.”
Ainda de acordo com a Climatempo, a combinação da terceira frente fria abrangente de abril sobre o Nordeste com outros fatores atmosféricos típicos do outono resultará em acumulados de chuva “extremamente elevados” na Bahia entre os dias 1º e 6 de maio.
Via: Olhar Digital