Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) atuam no monitoramento de morcegos que vivem em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. O objetivo é preservar, mas também saber mais sobre estes animais.
Este trabalho já possibilitou a identificação de uma nova espécie no estado. E agora ajudou a ilha a receber o título de Área de Importância para a Conservação dos Morcegos, uma certificação que ajuda na proteção dos morcegos.
Ilha Grande é uma das áreas com a maior variedade de espécies
- Concedida pela Rede Latino-americana e do Caribe para Conservação dos Morcegos, esta designação reconhece áreas que abrigam espécies de interesse nacional ou regional para conservação.
- Ilha Grande é uma das áreas com a maior variedade de morcegos do estado do Rio de Janeiro.
- São 37 espécies reconhecidas, o que representa 19,9% das espécies conhecidas no Brasil.
- Pesquisadores da Uerj esperam que o reconhecimento incentive as pessoas a saber mais sobre estes animais.

Importância dos morcegos
Os morcegos são mamíferos que possuem finas membranas conectando os dedos, que formam asas. Além de voar, eles se deslocam e caçam com a ajuda do som, emitindo ondas sonoras que, ao atingir obstáculos, retornam e são percebidas pelos animais.
Existem animais frugívoros, que comem frutas e, até mesmo sem querer, ajudam na dispersão de sementes, no reflorestamento e na polinização de flores, sobretudo para as que só desabrocham à noite. E também aqueles que se alimentam de insetos, ajudando a controlar tanto pragas agrícolas quanto mosquitos que transmitem doenças.

Há, ainda, os que se alimentam de pequenos vertebrados, como lagartixas e pequenos ratos. Os hematófagos, por fim, são os mais temidos. Eles se alimentam de sangue, podendo caçar antas, tatus e grandes aves.
Com o desmatamento e o crescimento das cidades, os morcegos estão cada vez mais perto das pessoas. Essa proximidade traz a necessidade de uma maior conscientização da população, justamente o que a nova certificação pode ajudar a fazer.
Fonte: Olhar Digital