Crédito: Superman: Shadow of Apokolips (Infogrames), The Death and Return of Superman (Sunsoft e Blizzard Entertainment) e Superman - 1989 (Kemco)
Um dos super-heróis mais famosos e amados é, sem dúvidas, o Superman. Oriundo dos quadrinhos, o personagem da DC conquistou também as telonas, especialmente com os clássicos filmes estrelados por Christopher Reeve, que marcaram gerações.
Porém, a trajetória do Homem de Aço nos videogames não é tão gloriosa como nas outras mídias. “Superman: The New Adventures” para Nintendo 64, por exemplo, é considerado pela maioria dos críticos e gamers como um dos piores jogos de videogame de todos os tempos.
Contudo, o herói conta com alguns títulos interessantes, e a seguir listamos 8 deles. Confira!
Trailer do infame jogo de Superman para Nintendo 64 (youtube/reprodução)
Superman: 8 melhores jogos com o Homem de Aço
Superman Returns
Superman: The Man of Steel
Superman: Shadow of Apokolips
The Death and Return of Superman
Superman (1992)
Superman (1989)
Superman (1987)
Superman (1979)
Superman Returns
Crédito: Superman Returns (2006) / Electronic Arts (reprodução)
Em 2006, foi lançado o filme “Superman Returns”, um live-action cercado de expectativa, já que o herói estava ausente das telas há alguns anos. Aproveitando o momento, um jogo de ação homônimo foi lançado na época para PlayStation 2, Xbox e Xbox 360. Também saiu uma versão para Nintendo DS, que difere bastante das versões para os consoles de mesa.
Um dos destaques do jogo é trazer as vozes e aparências dos atores do filme, como Brandon Routh (Superman/Clark Kent) e Kevin Spacey (Lex Luthor). O jogo é em mundo aberto (e enorme, diga-se de passagem), e se passa na cidade de Metrópolis. No controle de Superman, você pode explorar as áreas voando em alta velocidade.
Além disso, o Homem de Aço conta com todos os seus superpoderes. Porém, o jogador precisa aprender a usá-los corretamente, já que o uso incorreto pode causar danos à cidade. Falando nisso, Metrópolis conta com uma barra de energia: se ela se esgotar, o jogo termina. Nos combates, o herói enfrenta vários vilões e seus capangas. Alguns dos nomes são Metallo e Bizarro.
Plataformas: PlayStation 2, Xbox e Xbox 360.
Superman: The Man of Steel
Crédito: Superman: The Man of Steel (2002) / Infogrames (reprodução)
Exclusivo para Xbox, “Superman: The Man of Steel” é um jogo de ação e aventura lançado em 2002 e se destaca por se basear diretamente nos quadrinhos do Homem de Aço. Na trama, Brainiac 13 infecta Metrópolis com um vírus tecnológico que transforma a cidade em uma versão futurista.
O jogo tem missões com tempo limitado, e as fases se passam em locais variados (Metrópolis, Warworld e o espaço). Os objetivos são variados, mas repetitivos, como apagar incêndios, salvar civis e levá-los para locais seguros e enfrentar ondas de inimigos usando os poderes certos. Você também enfrenta vilões como Bizarro, Metallo e Brainiac.
O Superman conta com habilidades como voo, superforça, superaudição, visão de raio-x e visão de calor, entre outras.
Plataformas: Xbox.
Superman: Shadow of Apokolips
Crédito: Superman: Shadow of Apokolips (2002) / Infogrames (reprodução)
Assim como o infame “Superman: The New Adventures”, este jogo se baseia na série animada “Superman: The Animated Series”. Porém, “Superman: Shadow of Apokolips”, lançado em 2002 para PlayStation 2 e GameCube, teve uma recepção melhor.
Na trama, Superman enfrenta robôs controlados por Lex Luthor e Darkseid, que ameaçam Metrópolis com armas vindas de Apokolips.
Os gráficos são cel-shaded, remetendo ao estilo da série animada. A jogabilidade é focada em ação e combate. O jogador controla Superman enquanto ele voa, enfrenta inimigos e cumpre missões variadas.
Plataformas: PlayStation 2 e GameCube.
The Death and Return of Superman
The Death and Return of Superman / Crédito: Blizzard Entertainment, Sunsoft (reprodução)
Este jogo beat ‘em up (briga de rua) se baseia no arco das histórias em quadrinhos “A Morte do Superman”. Lançado em 1994 para Super Nintendo e Mega Drive, o enredo mostra Superman morrendo ao enfrentar Doomsday. Pouco tempo depois, quatro Supermen aparecem para disputar seu legado.
Os personagens jogáveis são os cinco Supermen presentes nesse arco. Contudo, não é possível escolher entre eles durante o jogo, pois cada fase tem um personagem fixo.
São eles: o próprio Superman antes de sua morte, Superboy, Aço (Steel), Superman Cibernético (Cyborg Superman), o Erradicador (Eradicator) e Apocalypse (Doomsday). Embora diferentes, todos possuem as mesmas super-habilidades.
Plataformas: Super Nintendo e Mega Drive
Superman (1992)
Crédito: Superman (1992) / Sunsoft (reprodução)
Exclusivo para Mega Drive, este jogo que leva o nome do herói saiu em 1992. Trata-se de um game de ação side-scrolling para um jogador, em que você controla o Superman, que basicamente anda, pula, soca e chuta. Aqui, ele não voa
Na trama, Superman deve derrotar o supervilão Brainiac. Durante o gameplay, o Azulão enfrenta vários capangas até chegar ao chefão de cada nível.
Plataformas: Mega Drive.
Superman (1989)
Crédito: Superman (1989) / Kemco (reprodução)
Lançado para os arcades em 1989, “Superman” traz o herói homônimo em um jogo de ação com cinco fases. No jogo, Superman deve deter o Imperador Zaas, um vilão exclusivo desta obra.
Os níveis variam entre rolagem lateral, vertical (em que Superman voa) e partes no estilo ‘shooter’, onde o herói usa sua visão de calor.
O game oferece suporte cooperativo para dois jogadores, em que o segundo controla um Superman com as cores das roupas trocadas.
Plataformas: Arcade.
Superman (1987)
Crédito: Superman (1987) / Tynesoft (reprodução)
Jogo de aventura side-scrolling, “Superman” de1987 para o Nintendinho. Na premissa, Superman deve salvar Metrópolis de Lex Luthor e de uma gangue de criminosos exilados do planeta Krypton.
O homem de aço pula, dá socos e conta com uma barra de energia, além de poder coletar ícones para usar habilidades especiais, como visão de raio-x, que torna certos inimigos visíveis, voo, super giro, visão de laser e sopro congelante.
O jogador começa controlando Clark Kent, que pode se transformar no Superman desde que tenha energia suficiente, entrando em cabines telefônicas espalhadas. Contudo, se o Superman sofrer dano suficiente, ele volta a ser Clark Kent. Outro destaque do jogo é o mapa de Metrópolis, que permite ao Superman usar seu super voo para se deslocar rapidamente entre as áreas.
Plataformas: NES.
Superman (1979)
Crédito: Superman (1979) / Atari, Inc. (reprodução)
Desenvolvido para o Atari 2600, este clássico dos videogames recebeu elogios na época de seu lançamento pelos seus gráficos e jogabilidade.
Você controla Clark Kent, que se transforma em Superman ao entrar em uma cabine telefônica. O jogo é composto por várias telas que formam a cidade de Metrópolis, e permite que o jogador explore voando para todos os lados.
No gameplay, o azulão deve reparar uma ponte destruída por Lex Luthor, capturar o vilão e seus capangas, e voltar ao Daily Planet no menor tempo possível.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.