5 curiosidades sobre o Halloween que você provavelmente não conhecia
Curioso
Publicado em 31/10/2024

 

Interior da sala de estar decorada para a festa com sofá, enfeites de Halloween e caixas de presente/ Shutterstock-Foto Colaborador Pixel-Shot

Fique por dentro dos mistérios desconhecidos dessa data cheia de magia.

Entre “gostosuras e travessuras”, existem muitas curiosidades e mistérios no Halloween. Desde palavras, lendas às fantasias, a celebração, que é tradicionalmente norte-americana, encanta pela decoração, diversão e simbologia. Além disso, está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil.

A festa tem ofuscado até mesmo o dia do nosso Folclore brasileiro que é comemorado na mesma data. Talvez em razão da magia do “Dia das Bruxas” ou apenas pela maior influência da cultura dos Estados Unidos na nova geração de jovens, o fato é que o Halloween já é sucesso por aqui. Então, que tal saber um pouco mais sobre esse dia? Confira a seguir.

5 curiosidades sobre o Halloween

Origem do Halloween: Samhain

O Samhain era um antigo festival celta pagão que era realizado no século 9. Na linguagem local Samhain significa “fim do verão” e, está entre as festividades que deram origem ao Halloween. Segundo a World History Encyclopedia, no calendário celta a celebração começava sempre ao anoitecer do dia 31 de outubro e durava até três dias.

De acordo com pesquisadores, o Samhain permeava a cultura celta que reunia muitas lendas e crenças sobrenaturais. Os celtas acreditavam que nessa época do ano as almas dos mortos voltavam para suas casas. Dessa forma, as pessoas vestiam fantasias, máscaras e acendiam fogueiras para afastar os maus espíritos. Além disso, havia banquetas enormes que também celebravam a colheita daquele povo.

Rio de Janeiro, Brasil – 2 de novembro de 2019: Multidão de zumbis fantasiados avançando na caminhada de Halloween no Dia de Finados, na orla de Copacabana, com palmeiras ao fundo em um dia ensolarado/Shutterstock-Foto Colaborador Maarten Zeehandelaar

“Abóboras assustadoras”

O Halloween também traz outras curiosidades, entre essas estão as abóboras enfeitadas e caracterizadas com furos que dão um formato mais assustador ao legume.

No entanto, o mais interessante é que no passado, quando os celtas deram origem a festividade, é que essas abóboras eram usadas realmente com o intuito de assustar. Sobretudo, assustar os mortos, que segundo a lenda andavam entre os vivos durante o Samhain.

Uma mãe e sua filha sorriem enquanto esculpem abóboras juntas para o Halloween/ Shutterstock-Foto Colaborador Lordn

A simbologia do gato preto no Dia das Bruxas

Outra figura que volta e meia está entre as decorações de festas de Halloween é o gato preto. Segundo as lendas, as bruxas tinham o poder de se transformar em gatos; além disso, também tem aquele mito de que ver um gato preto é sinônimo de azar.

Dessa forma, é muito comum o gato preto ser um dos símbolos do Halloween. No entanto, vale lembrar que tudo não passa de um mito e que, na realidade, os gatinhos não trazem má sorte.

Gato com chapéu de bruxa e lanternas de abóbora, fundo de Halloween/ Shutterstock-Foto Colaborador MarBom

Existe fobia relacionada ao Halloween

Entre as curiosidades do Halloween tenho certeza de que essa é nova para você. Sim! Existem pessoas que tem medo da festividade e de coisas relacionadas ao Dia das Bruxas. O nome desse transtorno é Samhainofobia e, geralmente, é desencadeado em pessoas que tiveram algum tipo de trauma ligado a data.

Significado da palavra Abracadabra

Se fosse para eleger uma palavra que simboliza o Halloween, Abracadabra seria a mais certeira. Afinal, é a palavra que simboliza muito mistério e curiosidade em seu significado.

No nosso dicionário, ela é apontada como uma palavra cabalística, no entanto, ao redor do mundo pode ter outros significados. O Dicionário Oxford da Língua Inglesa, por sua vez, indica que a palavra tem origem “desconhecida”.

Sobretudo, a sua origem mais curiosa seria bíblica, vinda da frase hebraico-aramaica avra gavra. Dessa forma, ela teria origem nas palavras proferidas por Deus no sexto dia da criação, “Criarei o homem” (no Antigo Testamento).

 

 Fonte: Olhar Digital (Simone Cordeiro)

 

Comentários