Arqueólogos identificaram uma nova espécie de tiranossauro que viveu entre 66 e 72 milhões de anos atrás. A descoberta foi feita a partir de fósseis localizados na Formação Nanxiong do distrito de Nankang, na China, e podem revelar mistérios sobre a evolução destes dinossauros.
Espécie recebeu o nome de Asiatyrannus xui
Segundo pesquisadores, os tiranossauros podiam ter focinhos longos e finos ou grossos e profundos.
Esta nova espécie, que recebeu o nome de Asiatyrannus xui, apresenta um focinho profundo e não totalmente desenvolvido.
Acredita-se que ele tenha sido um dinossauro de pequeno a médio porte, medindo cerca de 3,5 a 4 metros de comprimento, aproximadamente metade do tamanho dos tiranossauros Qianzhousaurus de focinho longo que também viveram na região.
As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Scientific Reports.
Evolução dos tiranossauros
Segundo os pesquisadores, o fato das espécies Asiatyrannuse Qianzhousaurus terem vivido na mesma região durante o período Cretáceo Superior pode sugerir que as suas diferentes morfologias de focinho refletem os diferentes nichos ecológicos que ocupavam. Isso é um grande passo para compreender melhor a evolução destes dinossauros.
Ainda de acordo com a equipe responsável pelo estudo, o Asiatyrannus é o primeiro dinossauro tiranossaurídeo definitivo de focinho profundo do sul da China e é a ocorrência mais meridional na Ásia. Além disso, é atualmente o único tiranossauro definitivo de pequeno a médio porte.
Os cientistas observam que a descoberta “revela a coexistência do tiranossaurídeo de focinho comprido e focinho profundo no sudeste da China, como no Cretáceo Superior da Ásia Central”. Também segundo o trabalho, o Qianzhousaurus, “sem dúvida, ocupou o predador de ponta, mas o Asiatyrannus pode representar o nicho de terópodes de pequeno a médio porte entre o Qianzhousaurus de corpo grande e os diversificados oviraptorossauros de corpo pequeno”.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.