Por que escrita criada na Ilha de Páscoa ainda não foi decifrada?
Ciência
Publicado em 01/08/2024

Localizada a mais de 3.700 quilômetros da América do Sul, a Ilha de Páscoa é um dos locais mais remotos do mundo. Famoso pelas quase 900 estátuas chamadas moais, este local também foi berço de uma escrita antiga. O Rongorongo está preservado até hoje em objetos de madeira encontrados na região, mas ainda não foi decifrado por pesquisadores.

 

 

Símbolos pictóricos representam imagens no Rongorongo

Os textos localizados na Ilha de Páscoa são considerados relativamente longos e foram escritos em símbolos pictóricos, que representam imagens como o corpo humano, animais, plantas, ferramentas e corpos divinos.

Utilizando datação por radiocarbono foi possível concluir que uma das tábuas seria do final do século XV ou início do século XVI.

A escritura mais antiga pertence a um período entre 1493 e 1509.

Essa data remonta a centenas de anos antes da chegada dos europeus na Ilha de Páscoa, que aconteceu por volta de 1720, o que indica que a população local pode ter inventado o sistema de escrita sem influências estrangeiras.

Atualmente, existem apenas 27 objetos de madeira inscritos com Rongorongo.

Nenhum deles permanece na ilha de Rapa Nui.

Muitos foram enviados para a Europa, onde estudiosos tentaram decifrar a escrita da Ilha de Páscoa.

As informações são do IFLScience.

No entanto, todas essas tentativas fracassaram.

 

A datação de radiocarbono de uma das tabuas da Ilha de Páscoa, revelou que ela veio de uma arvore derrubada antes da chegada dos europeus (Crédito: equipes INSCRIBE e RESOLUTION ERC)

Escrita não tem relação com nenhum outro sistema conhecido

Uma das tentativas mais respeitadas de decifrar a escrita da Ilha de Páscoa aconteceu na década de 1950. Thomas Barthel, etnólogo da Universidade de Tübingen, na Alemanha, identificou 599 formas de sinais. No entanto, outros estudiosos afirmam que o trabalho não foi conclusivo.

Como não tem relação aparente com nenhum outro sistema de escrita conhecido, e pode ter sido desenvolvido em completo isolamento de outras culturas, decifrar o Rongorongo é uma tarefa muito difícil.

Exemplo da escrita Rongorongo (Imagem: Robert Szymanski/Shutterstock)

Acredita-se que muitos dos símbolos sejam representações diretas de objetos, incluindo pessoas, tartarugas, peixes e árvores. É por isso que muitos pesquisadores preferem chamar o Rongorongo de um exemplo de “proto-escrita”, em contraste com os “verdadeiros sistemas de escrita”.

Via:Olhar Digital

Comentários
Comentário enviado com sucesso!