Como a Via Láctea nasceu?
Ciência
Publicado em 09/05/2024

Via Láctea é nome dado à galáxia em que nosso planeta está localizado, e este nome deriva de uma crença da Grécia Antiga e se mantém até os dias de hoje. Dentro da galáxia, há o nosso Sistema Solar, que nasceu aos poucos após o Big Bang. A seguir, confira mais informações sobre como a Via Láctea nasceu e algumas de suas características.

 

O que é a Via Láctea e como ela nasceu?

Via Láctea

 

De acordo com os estudiosos da astronomia, o Universo nasceu após o Big Bang, que é o modelo cosmológico mais aceito pela ciência. Basicamente, o universo era um pontinho minúsculo que agrupava muitas coisas (como energia e matéria) e que um dia se expandiu de tal forma que sua alta temperatura diminuiu e partículas subatômicas surgiram e, sucessivamente, novos corpos celestes surgiram, como as galáxias.

 

A galáxia é um sistema composto por uma infinidade de estrelas, gás, poeira, matéria e diversos outros componentes. Cada uma possui características diferentes, e uma delas é a Via Láctea: o sistema de estrelas onde vivemos.

 

Acredita-se que a Via Láctea recebeu esse nome dos gregos antigos devido à aparência esbranquiçada das estrelas quando vistas a olho nu em um céu noturno. Assim como as outras galáxias, ela surgiu após o Big Bang, há cerca de 13,6 bilhões de anos, por conta de eventos que envolveram o colapso de nuvens de gás e a condensação de aglomerados de estrelas. Vista de longe, a Via Láctea possui uma aparência com “braços”, o que a classifica como uma “galáxia espiral”.

 

Ainda segundo os astrônomos, nossa galáxia se estende por cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro e agrupa diferentes astros, como planetas, estrelas, buracos negros, nebulosas, cometas, asteroides e muito mais. Dentro dela há o Sistema Solar, que é o sistema planetário ao qual a Terra faz parte, junto do Sol, Lua e planetas como Marte e Netuno.

Via:Olhar Digital

Comentários
Comentário enviado com sucesso!