Animais têm verdadeiro terror de humanos, diz estudo
11/03/2024 09:50 em Ciência

 

A fama dos leões é conhecida. A agilidade, força, instinto predador e a inteligência para caçar em bandos fazem deste animal um dos mais temidos da natureza. Mas uma pesquisa aponta que a maioria das espécies tem ainda mais terror de um outro ser vivo.

leão predador

Animais reagiram com pânico ao som dos humanos

Foram mais de 10 mil registros feitos na savana africana por pesquisadores. Eles tocaram uma série de vocalizações e sons para animais em poços d’água no Parque Nacional Greater Kruger, na África do Sul, e registraram suas reações.

Esta área protegida é o lar da maior população remanescente de leões do mundo. Isso significa que os outros mamíferos sabem do perigo que estes predadores representam.

Mesmo assim, 95% das espécies observadas responderam com muito mais terror ao som emitido pelos humanos. Na pesquisa, foram emitidos sons de conversas humanas em idiomas locais, incluindo Tsonga, Sotho do Norte, Inglês e Africâner, assim como os sons da caça humana, incluindo latidos de cães e tiros.

Para fins de comparação, os cientistas também transmitiram os sons dos leões se comunicando uns com os outros. O estudo foi publicado na revista Current Biology. As informações são da ScienceAlert.


Impactos ambientais de grandes proporções

Segundo os pesquisadores, quase todas as 19 espécies de mamíferos observadas em experimentos tinham duas vezes mais chances de abandonar os poços d’água ao ouvir humanos falando em comparação com sons de leões ou mesmo de caça.

Os animais incluídos no estudo foram rinocerontes, elefantes, girafas, leopardos, hienas, zebras e javalis.

De acordo com o estudo, “foi especificamente ouvir vocalizações humanas que inspirou o maior medo, sugerindo que a vida selvagem reconhece os humanos como o perigo real”.

Os cientistas afirmam que os resultados da pesquisa confirmam o impacto ambiental provocado pelos seres humanos.

Não estamos apenas dizimando populações de animais, causando a perda de habitat de diversas espécies e acelerando as mudanças Climáticas O comportamento humano também está fazendo com que os animais morram de medo de nós.

 Via:Olhar Digital 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!