Morre Akira Toriyama, criador do universo ‘Dragon Ball’
08/03/2024 08:54 em Cinema

O artista Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, morreu em 1º de março, aos 68 anos. Os estúdios ligados ao artista divulgaram a informação na madrugada desta sexta-feira (08). Segundo um comunicado publicado no site da franquia, Toriyama morreu por conta de um hematoma subdural, quando ocorre o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

O funeral de Toriyama foi reservado para sua família. Segundo a nota de pesar publicada no site da franquia, o artista ainda tinha “vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo”, além de “muito mais a realizar”.

 

 

Vida e carreira de Akira Toriyama

 

Dragon Ball é um dos animes mais populares da história. Imagem: Divulgação

Nascido em 1955 no Japão, Akira Toriyama começou sua carreira como mangaká em 1978 com o mangá “Wonder Island”. Em 1980, ele alcançou seu primeiro grande sucesso com o mangá “Dr. Slump”, comédia que conta a história de uma robô chamada Arale Norimaki.

Em 1984, Toriyama começou a publicar seu mangá mais famoso, “Dragon Ball”, que se tornou um enorme sucesso mundial. A história segue as aventuras de Goku, guerreiro alienígena que busca as sete Esferas do Dragão, capazes de realizar qualquer desejo.

Dragon Ball se tornou um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, com mais de 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Além de Dragon Ball, Toriyama é conhecido por outros mangás, como “Cowa!”, “Chrono Trigger” e “Blue Dragon”. O artista também trabalhou como designer de personagens para vários videogames, incluindo a série “Dragon Quest”.

 

 

Toriyama recebeu vários prêmios por seu trabalho. Entre eles: o Shogakukan Manga Award e o Tezuka Osamu Cultural Prize. Até hoje, ele é considerado um dos mangakás mais influentes e populares do mundo.

 

 

 

Trabalhos em andamento

Um dos trabalhos em andamento de Toriyama era justamente voltado à sua franquia mais famosa. O chamariz de Dragon Ball Daima, nova série animada da Toei, foi justamente a volta do criador deste universo tanto aos desenhos quanto à história em si.

Durante um painel sobre Dragon Ball Daima, o produtor executivo Akio Iyoku contou que Toriyama estava “profundamente envolvido além de sua capacidade usual” no processo de produção e sugeriu que ele tinha planejado “episódios totalmente novos para a trama”.

Pelo que o trailer mostra, diversos personagens clássicos de Dragon Ball Z – por exemplo: Goku, Vegeta e Bulma – serão transformados em crianças, de forma semelhante ao que aconteceu com Goku em Dragon Ball GT. Ainda segundo o trailer, o anime pode explorar metalinguagem. Isso porque o vilão parece saber da extensa história de Goku em diferentes animes e mangás de Dragon Ball.

 Via: Olhar Digital 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!