O Rei Arthur realmente existiu?
05/03/2024 09:28 em Ciência

 

As histórias sobre o Rei Arthur, a Távola Redonda, a espada Excalibur e a busca pelo Santo Graal são provavelmente as histórias mais famosas sobre cavaleiros, mas não passam de lendas. No entanto, será que ela foi baseada em alguma pessoa real?

A história do Rei Arthur passou por diversas transformações e revisões ao longo da história, além de ter diversos aspectos místicos incrementados. Assim, para saber se essa figura existiu, é preciso voltar no tempo para investigar.

Ua das historias envolvendo o Rei Arthur, envolve a retirada de uma espada de uma pedra, o que lhe deu o direito de ser rei (Crédito: Fer Gregory/ Shutterstock)

 

Primeira história sobre o Rei Arthur

De acordo com IFLScience  a primeira menção ao Rei Arthur surgiu no século 12, quando Geoffrey de Monmouth, em Histórias do Reis da Grã-Bretanha, escreveu que o rei Uther Pendragon, transformado na imagem do duque de Cornualha por Merlim, passou a noite com a esposa do duque, Ygerna, e junto eles conceberam Arthur.

Arthur herdou o trono inglês e se tornou um líder poderoso, tendo encabeçado diversas batalhas épicas contra invasores saxões. Além disso, ele expandiu seus domínios para a Irlanda, Islândia, Noruega e a Gália, mas acabou sendo morto por seu sobrinho Mordred.

Nessa história, as partes sobre a Távola Redonda, o Santo Graal e os cavaleiros não existem, tendo sido adicionadas posteriormente por outros autores, com o objetivo de dar ao Rei Arthur uma imagem mais romântica. 

No entanto, a história de Monmouth também não pode ser considerada. Desde quando foi escrita, ela é criticada por fabricar elementos e misturar peças de vários poemas e fontes galesas.

 

 A estatua fica localizada na Cornualha (Crédito: Graham King/shutterstock)

 

Poemas e fontes galesas

Dessa forma, será que esses poemas e sonetos fazem alguma menção ao Rei Arthur? Existem pessoas que apontam que o Rei Arthur foi inspirado em algum líder do século 5 ou 6 que foi retratado na poesia galesa.

Uma dessas canções apontam que após a ocupação romana, um líder liderou os bretões contra saxões pagãos, e o nome dele era Arthur;

Outro poema comparou um soldado caído a uma figura heroica chamada Arthur, indicando que existia uma pessoa minimamente reconhecível para a comparação ser feita;

Em outro, um herói chamado Ambrósio Aureliano foi o responsável por conduzir uma batalha vitoriosa, a Badon Hill, posteriormente o sucesso dessa e de outras batalhas foi associado a um guerreiro chamado Arthur.

Apesar disso, a existência de um Rei Arthur, ainda parece pouco provável, isso porque esses poemas não são tão confiáveis, visto que os autores da época tinham o costume de misturar a realidade com a ficção. Além de alguns desses relatos terem sido escritos séculos depois dos acontecimentos.

 Via:Olhar Digital

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!