Até alguns anos atrás, os livros de ciência reconheciam que o planeta Terra tinha apenas quatro oceanos, são eles: oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. Contudo, em meados de 2021, a National Geographic Society (NGS) reconheceu que existe mais um, o Oceano Antártico, entretanto há uma grande diferença, ele não é definido pelo continente como os outros.
No dia 8 de junho de 2021, os cartógrafos da National Geographic anunciaram que o quinto oceano do mundo é na Antártida e é definido por sua corrente de água. Os especialistas escalarem que a corrente pode ser explicada como um 'anel invisível' ao redor da Antártida, uma região composta por águas mais frias e menos salgadas que no norte do planeta.
Apesar de só ter sido reconhecido pela NGS há alguns anos, os geógrafos já estudam a possibilidade de o Antártico ser o quinto oceano há bastante tempo. Segundo a National Geographic, a decisão de confirmar a informação surgiu depois dos diversos estudos sobre o tema e após os meios de comunicação se referirem à região como Oceano Antártico.
"Achamos que é realmente importante, tanto do ponto de vista educacional quanto do ponto de vista de rotulagem de mapas, destacar o Oceano Antártico como um quinto oceano. Portanto, quando os estudantes aprendem sobre partes do mundo oceânico, eles aprendem que se trata de um oceano interconectado e que existem essas regiões chamadas de oceanos que são realmente importantes, e há um distintivo nas águas geladas ao redor da Antártida", disse o geografo da National Geographic Society, Alex Tait, ao jornal The Washington Post.
Oceano Antártico, o quinto
Os geógrafos do NG descrevem que o Oceano Antártico é considerado único devido as suas características, pois está separado pela Corrente Circumpolar Antártida (ACC), uma zona de águas frias que auxilia na regulação do clima global. A corrente da Antártida puxa os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, criando uma circulação que transporta calor ao redor da Terra e absorve o carbono para as profundezas das águas. A região também é responsável por uma vida marinha que inclui diversas espécies de animais.
De qualquer forma, é importante destacar que muitos cientistas já reconheciam o Antártico como o quinto oceano. Em 1999, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) já havia reconhecido o Oceano Antártico.
“O Oceano Antártico é reconhecido há muito tempo pelos cientistas, mas como nunca houve acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente. Mas pensamos que era importante neste momento reconhecê-lo oficialmente. As pessoas olham para nós em busca de fatos geográficos: quantos continentes, quantos países, quantos oceanos? Até agora, dissemos quatro oceanos”, explicou Tait ao National Geographic.
Via:tecmundo