Morre Lasse Wellander, guitarrista do ABBA, aos 70 anos
Celebridades
Publicado em 10/04/2023

O guitarrista Lasse Wellander, conhecido por sua parceria de longa data com o ABBA, morreu aos 70 anos de idade na última sexta-feira (7), por complicações de um câncer. A notícia foi confirmada pela família no perfil de Wellander no Facebook.

Na ativa desde o final dos anos 1960, Wellander passou por várias bandas suecas antes de colaborar com o ABBA pela primeira vez, nas gravações do terceiro disco de estúdio do grupo, intitulado ABBA e lançado em 1975 - suas contribuições podem ser ouvidas em "Intermezzo No. 1" e "Crazy World".

A partir daí, o guitarrista se tornou peça imprescindível do ABBA, aparecendo em quase todas as sessões de estúdio e turnês do grupo até 1980 - período em que tocou em hits como "Knowing Me, Knowing You", "Take a Chance on Me", "The Name of the Game", "Voulez-Vous", "Chiquitita", "Super Trouper", "The Winner Takes it All" e "Lay All Your Love on Me", entre muitos outros.

Depois do fim da colaboração (a separação do ABBA viria dois anos depois, em 1982), Wellander lançou vários álbuns solo, consolidando sua posição como um dos guitarristas mais aclamados da Suécia. Ele voltou a trabalhar com o grupo durante a produção dos musicais Mamma Mia!, tanto nos palcos quanto nos cinemas, revitalizando a produção de vários clássicos da discografia do ABBA.

Também quando se reuniram e gravaram o álbum Voyage, lançado em 2021, o grupo voltou a chamar Wellander para tocar guitarra em faixas como "Don't Shut Me Down" e "I Still Have Faith in You". O disco e os singles renderam as primeiras indicações ao Grammy do ABBA, e também de Wellander.

No Instagram, o grupo homenageou o parceiro de longa data: "Lasse foi um amigo querido, um cara divertido e um guitarrista excelente. A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco, foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido."

 

 

Via: Rolling Stone

Comentários
Comentário enviado com sucesso!