Conhecido como membro co-fundador dos The Byrds e do grupo Crosby, Stills & Nash, David Crosby faleceu nesta quinta-feira, 19, aos 81 anos. A triste notícia foi confirmada pela esposa do cantor, compositor e guitarrista que marcou o folk rock da década de 1960, em em nota enviada à Variety.
“É com grande tristeza, após uma longa doença, que nosso amado David Crosby faleceu. Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e alma bondosa continuarão a nos guiar e inspirar”, escreveu ela.
“Seu legado continuará a viver através de sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou”, continuou Jan. “Sentiremos muito a falta dele. Neste momento, respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto lamentamos e tentamos lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações.”
Oito meses antes de sua partida, David Crosbysurpreendeu seus fãs ao afirmar que iria abandonar os palcos. “Estou muito velho para fazer isso. Eu não tenho resistência; Eu não tenho forças”, afirmou, na ocasião. “Tenho feito discos em um ritmo surpreendente. Agora estou com 80 anos, então vou morrer muito em breve. É assim que funciona. Então estou me esforçando muito para produzir o máximo de música possível.”
Pouco tempo depois, o músico voltou atrás, afirmando que estava ansioso para retornar aos palcos assim que possível. Icônico, David se fazia bastante presente nas redes sociais, sendo que seu último post foi feito na quarta-feira, 18 — o que fez de sua morte ainda mais repentina para os fãs.
Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, David Crosby nasceu para ser um artista e, após abandonar os estudos na Santa Barbara City College, decidiu seguir carreira musical. Anos mais tarde, teve seu nome introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes, primeiro como membro dos The Byrds, em 1991, e depois como integrante do grupo Crosby, Stills & Nash, em 1997.
Via: Rolling Stone