Covid-19: uso de máscara volta a ser obrigatório no transporte público
Saúde
Publicado em 25/11/2022

A Prefeitura de São Paulo anunciou na quinta-feira (24) que decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de covid-19. Conforme nota oficial, medida volta a valer a partir deste sábado (26). 

A regra é válida para passageiros de ônibus, trem e metrô. O governo recomenda que o protocolo de segurança seja adotado por todos os municípios do Estado e reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus, reforçando que essa é a única forma de amenizar os efeitos do vírus. 

A decisão ocorre após dois meses de a obrigatoriedade de uso de máscaras em transporte público ter sido retirada. Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por covid-19 em leitos de enfermaria e UTI — segundo nota do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, nos últimos 14 dias houve crescimento de 156% (enfermaria) e 97,5% (UTI), chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações. 

imagem: shutterstock;Dragana Gordic

 

“A velocidade de aumento de internações (5% ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias) e taxas de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) é acentuada e começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado”, apontou o Conselho. 

O aumento de casos tem sido relacionado a diversas subvariantes da Ômicron, com predominância da subvariante BA.5 e crescimento progressivo da subvariante BQ1. De acordo com o boletim mais recente da Fiocruz, divulgado ontem (24), todos os estados já registram aumento de casos de covid, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos. Em 15 das 27 unidades federativas, o cenário aponta para aumento na tendência de longo prazo. “No Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba, esse crescimento se destaca e é mais acentuado até o momento”, alertou a Fiocruz. 

Na última terça-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também decidiu pela volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil. A exigência volta a ser aplicada após mais de três meses da derrubada da medida pela reguladora. 

 

 

Via: Olhar Digital

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!