Morre Coolio, icônico rapper dos anos 1990, aos 59 anos
29/09/2022 09:54 em Celebridades

O rapper Artis Leon Ivey Jr., mais conhecido pelo nome Coolio e dono do hit "Gangsta's Paradise," morreu aos 59 anos em Los Angeles na última quarta, 28, segundo informações do TMZ e da Rolling Stone EUA. A causa da morte não foi confirmada até o momento, mas parada cardíaca é uma das suspeitas.

O rapper, quem teve seis filhos, foi grande influência no mundo do rap, e diversos nomes prestaram homenagens ao saber da notícia, como Ice Cube e Snoop Dogg, mas famosos de outros gêneros e mídias também se manifestaram, como "Weird Al" YankovicMichelle Pfeiffer e Martin Lawrence.

Artis Levon Ivey Jr. nasceu no dia 1° de agosto de 1963. A primeira música sobre o nome artístico Coolio foi "Whatcha Gonna Do?", em 1987. Já o primeiro disco de estúdio dele, It Takes A Thief, foi lançado alguns anos depois, em 1994. O álbum teve o hit "Fantastic Voyage," o qual chegou ao terceiro lugar da Billboard Hot 100.

Em 1995, Coolio lançou o maior hit da carreira: "Gangsta's Paradise," o qual levou o nome do segundo álbum de estúdio dele. Vale lembrar como a canção teve sample de "Pastime Paradise," de Stevie Wonder, e foi parte da trilha sonora de Mentes Perigosas (1995), estrelado por Michelle Pfeiffer.

"Gangsta's Paradise" foi um sucesso tão grande que liderou as paradas de 14 países e ficou no topo por 14 semanas. Essa marca representou um recorde global, o qual foi quebrado por Ed Sheeran 22 anos depois com "Shape of You."

Coolio (Foto: Greg Doherty/Getty Images) 

 

Coolio ia muito além da música

Além de ter uma brilhante carreira na música, Coolio atuou em diversos filmes, tanto em papéis no qual interpretava a ele mesmo quanto personagens fictícios. Alguns créditos da filmografia conta com produções como Batman e Robin (1997), Leprechaun: In the Hood (2000), Volta por Cima (2001) e Futurama - O Grande Golpe de Bender (2007).

Além da atuação, o rapper era bastante conhecido por ser um grande entusiasta da culinária - e até teve uma websérie chamada Cookin' With Coolio em 2008. O investimento nesse segmento era tão grande que Coolio começou a vender os direitos das músicas dele em 2013 para financiar a expansão da marca Cookin' With Coolio.

 

 

Via: Rolling Stone

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!