Morre Jean-Luc Godard, diretor francês, aos 91 anos
13/09/2022 10:56 em Celebridades

Jean-Luc Godard, responsável por revolucionar o cinema mundial, morreu nesta terça, 19, aos 91 anos. A notícia foi confirmada por Anne-Marie Mieville, esposa do cineasta, segundo a Reuters.

A causa da morte não foi divulgada, mas o comunicado diz (via G1): "Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos."

Viver a Vida (1962) Acossado (1960) e O desprezo(1963), com Brigitte Bardot, são alguns dos filmes de Godard, um dos pioneiros do movimento Nouvelle Vague, criado na França e popularizado ao redor do mundo. Os cortes ágeis e diálogos reflexivos são marcas da obra do cineasta.  

Como diretor, esteve a frente de 40 longa-metragens, sem contar os curtas, ensaios e documentários experimentais.

"Jean Luc-Godard foi o mais iconoclasta dos cineastas da Nouvelle Vague. Ele inventou uma arte decididamente moderna e intensamente livre. Perdemos um tesouro nacional e um gênio," declarou o presidente francês, Emmanuel Macron.

Aos 90 anos, Godard anunciou desejo de se aposentar, mas após realizar mais dois filmes. Ao longo da carreira, foi premiado nos principais festivais de cinema, incluindo Veneza, Berlim, Cannes e Oscar.

 

 

Via: Rolling Stone

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!