A Netflix planeja oferecer planos de assinaturas mais em conta para o consumidor através de anúncios nos próximos anos. Em uma teleconferência de resultados da empresa, o co-CEO Reed Hastings revelou que a plataforma de streaming está trabalhando na oferta e que finalizará os detalhes “no próximo ano ou dois”.
De acordo com ele, os anúncios são complexos e a empresa não quer perder a praticidade e simplicidade das assinaturas. Hastings explicou que a ideia é dar aos consumidores que não se importam em assistir anúncios a opção de pagar menos, o que “faz muito sentido”.
O anúncio acontece depois do serviço perder cerca de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, que pode ser justificado pela concorrência mais acirrada, incapacidade de expansão em alguns territórios devido a limitações tecnológicas e compartilhamento de contas. Sendo que dos 222 milhões de lares que estão pagando pela Netflix, mais de 100 milhões estão compartilhando essas contas.
Em março deste ano, a Netflix começou a testar recursos no Chile, Costa Rica e Peru que permitia aos assinantes adicionar dois “sub-membros”, com seus próprios logins e perfis, por apenas US$ 3. Por mais que o valor seja baixo, foi uma forma da Netflix cobrar algo de pessoas que normalmente emprestariam as contas de seus amigos.
Além disso, Hastings esclareceu durante o evento que as associações suportadas por anúncios serão adicionadas como opção, assim os membros que preferirem pagar a assinatura completa não precisam ser submetidos a anúncios.
“Está bem claro que está funcionando para o Hulu, a Disney está fazendo isso, a HBO fez isso. Não temos dúvidas de que funciona”, disse ele. O executivo completou que a Netflix não rastreará dados de usuários para corresponder a anúncios como alguns de seus concorrentes fazem.
Fonte: Engadget via Olhar Digital