Gilberto Gil é eleito à cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras
12/11/2021 09:20 em Música

Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Twitter/@Variety)

O cantor e compositor Gilberto Gil será o próximo 'imortal' da Academia Brasileira de Letras após vencer eleição nesta quinta, 11 de novembro.

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil foi eleito para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta, 11 de novembro. Ele foi eleito com 21 votos, de acordo com informações do G1, o que configura a maioria absoluta. Assim, o músico vencedor do Grammy se torna o mais novo "imortal" da instituição, ou seja, será integrante até a morte, pois o cargo é efetivo e perpétuo.

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição de muito privilégio para artistas, escritores e intelectuais brasileiros e as vagas apenas são disponibilizadas quando um dos integrantes morre. A atriz Fernanda Montenegro também foi eleita em novembro deste ano para ocupar a 17ª cadeira e o posto do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em 15 de março de 2020.

A cadeira 20, de Gilberto Gil, antes pertencia ao jornalista e acadêmico Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. Outros ocupantes foram Salvador de Mendonça, Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares. O cantor de "Aquele Abraço" deve assumir o posto em março de 2022, após o recesso de fim de ano da instituição.

Como mencionado, Gil foi eleito com 21 votos dos 34 acadêmicos responsáveis pela eleição secreta. Também concorreram o poeta Salgado Maranhão, que teve 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto). Nenhum dos candidatos presenciou a sessão, por regras da ABL, e o cantor acompanhou a votação de casa, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Após a vitória, foi ao Instagram comentar a notícia: "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha," escreveu.

 

Por: Rollingstone

COMENTÁRIOS