Tupac 'provavelmente era mais perigoso que Notorious B.I.G.', diz RZA
18/10/2021 16:33 em Música

Tupac e Notorious B.I.G. (Foto 1: AP Images / Foto 2: AP Photo / Mark Lennihan)

Ator e rapper, RZA comparou os icônicos Tupac e Notorious B.I.G. em entrevista.

Tupac e Notorious B.I.G. protagonizam uma das rivalidades mais emblemáticas do hip-hop. Os rappers icônicos morreram na década de 1990, mas essa rixa história permanece até a atualidade — e o artista RZA afirma que 2Pac era “provavelmente mais perigoso” que Biggie.

Em entrevista ao site The Art Of Dialogue (via NME), o rapper e ator RZA comentou sobre sua preferência entre os músicos: “Você vai para o Pac, mais uma vez, voz imaculada, mas o que o Pac tinha, era uma forma de nos tocar em todas as nossas emoções. Pac conseguia infundir seu pensamento emocional, como ‘Brenda Has A Baby’ e 'Dear Mama', mas também podia despertar o rebelde em você.”

Ao abordar o modo de pensar a arte e as ideologias dos rappers, RZA afirmou que Tupac era mais perigoso de Notorious B.I.G. O músico, inclusive, comparou o 2Pac a Malcom X, ativista dos direitos humanos e defensor do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

 

Tupac era provavelmente mais perigoso do que Big. Pac estava mais entrando no jeito Malcolm X das coisas e a sociedade teme isso”.

Ainda, o músico RZA explicou que Notorious B.I.G. tem um importante legado para a música, mas tinha um posicionamento diferente do adotado por Tupac: “Biggie comunicou amor, mas não estava começando revoluções".

Tupac Shakur

Além de mundialmente conhecido por músicas como “Keep Ya Head Up” e “Brenda's Got a Baby”, Tupac também era ativista social. Inclusive, conforme relembrou site NPR, o rapper abordava diversas denúncias e debates nas músicas, como a violência, racismo, a pobreza nas comunidades e os conflitos na indústria artística.

arte do posicionamento político e social de Tupac pode ser relacionado diretamente à família do músico. A mãe e o pai do rapper, Afeni Shakur e Billy Garland, eram integrantes ativos do grupo Panteras Negras em Nova Iorque no final dos anos 1960 e 1970.

Rivalidade entre Tupac e Notorious B.I.G.

Nascido em Nova York, o rap foi inicialmente associado à costa leste dos Estados Unidos. Em 1980, contudo, o rap em Los Angeles também se mostrou uma potência mundial - e quando a costa oeste ganhou evidência, começou uma grande rixa entre as duas vertentes.

Notorious B.I.G. era de Nova York, enquanto Tupac Shakur era um dos nomes do rap da costa oeste os Estados — por isso, os dois faziam parte dessa grande rivalidade.

 

Por: Rollingstone

COMENTÁRIOS