Fernanda Montenegro deve ser eleita para ‘cadeira imortal’ da Academia Brasileira de Letras; entenda
08/10/2021 11:05 em Pessoas

 

Fernanda Montenegro deve se tornar a próxima "imortal" da Academia Brasileira de Letras. Conforme explicou reportagem do O Globo, a atriz icônica é a única candidata a ocupar a cadeira de número 17 — e as eleições que irão oficializar a eleição da artista acontecem em 4 de novembro de 2021.

Montenegro completa 92 anos em 16 de outubro, e oficializou a candidatura à cadeira em setembro. Antes, o posto era ocupado por diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu, aos 89 anos, em decorrência de problemas respiratórios no dia 15 de março de 2020.

 

Segundo o Globo, a eleição de Fernanda Montenegro é um sonho antigo de acadêmicos, que há tempos insistiam na candidatura da atriz, considerada um dos maiores nomes do cinema e teatro nacional. A entrada da artista representaria uma abertura ainda maior da instituição à cultura popular.

 

Além de MontenegroGilberto Gil também confirmou a candidatura a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, mas não foi divulgada a qual posto ele se candidatou. Segundo fontes da reportagem, o cantor e compositor é um dos favoritos a assumir a vaga desejada.

 

Cadeiras imortais da Academia Brasileira de Letras

Conforme explica o site da Academia Brasileira de Letras, ela é formada por 40 membros efetivos e perpétuos, que se mantêm integrantes da instituição até a morte. Por essa definição, as cadeiras as quais ocupam são consideradas “imortais”.

Quando um acadêmico morre, a cadeira é declarada vaga — e escritores, artistas e outros interessados têm dois meses para confirmar a candidatura para a vaga. Os integrantes imortais são escolhidos em uma eleição por voto secreto.

 

 

 

Via: Rolling Stone

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!

       

           

          

PUBLICIDADE